Notícias de Criciúma e Região

Elefante branco: de obra inacabada até um presente que você ganhou

Aposto que você já recebeu um elefante branco! Ou pelo menos já viu alguns construídos na sua cidade!

Popularmente, elefante branco é uma expressão utilizada para classificar algo valioso ou que custou muito dinheiro, mas que não possui utilidade ou importância prática, como presentes grandes, volumosos e estranhos que não possuem qualquer tipo de serventia para o indivíduo, mas que não podem ser dispensadas.

No âmbito político e empresarial, elefante branco é o nome dado à obra ou projeto que é criado ou construído e que não possui quase nenhuma utilidade para a sociedade. Normalmente, estes investimentos são bastante caros e inúteis.

A expressão “elefante branco” tem uma origem curiosa e antiga lenda, ainda na época do reino de Sião, onde atualmente se localiza a Tailândia. Foi através de um costume antigo que o “elefante branco” permanece hoje como uma forma de determinar alguma coisa valiosa, porém inútil.

Conforme a lenda, o elefante branco – o animal – era raríssimo e tido como sagrado pelo povo. De acordo com a regra, caso um desse belíssimo e raro animal fosse encontrado, ele deveria ser entregue de maneira imediata ao rei.

Quando algum súdito ou cortesão não agradava o rei, ele o presenteava com um elefante branco.

Por ser um animal sagrado, ele não poderia ser negado ou dado para outra pessoa. Por isso, o súdito ou cortesão tinha a obrigação de cuidar e alimentar bem o animal, afinal ele era um presente real. Entretanto, isso representava muitas despesas e trabalho e nenhum retorno para o indivíduo, seja financeiro ou outra utilidade, pois os elefantes brancos não podiam trabalhar ou ser vendidos.

Os europeus, ao observarem esta prática, passaram a utilizar a expressão “elefante branco” para conotar coisas valiosas, mas que eram inúteis.

Biologicamente, o elefante branco é uma espécie muito rara de elefante albino, que existe na Ásia e possui um grande valor simbólico entre os tailandeses. Na realidade, sua coloração não atinge realmente o branco, mas sua pelagem é mais clara que a maioria das outras espécies.

Você conhecia a origem dessa expressão, Espero que tenha gostado, e agradeço imensamente pela leitura até aqui, e semana que vem tem mais! Siga-me nas redes sociais:
TikTok
Instagram
Twitter 

Você também pode gostar