Notícias de Criciúma e Região

Você sabe o verdadeiro significado da Páscoa Cristã?

Páscoa é uma das datas mais importantes para o cristianismo e relembra a morte e ressurreição de Jesus Cristo

A Páscoa é uma das datas mais importantes para o cristianismo, pois relembra a crucificação e morte de Jesus Cristo e celebra a ressurreição. A Sexta-feira Santa, ou “Sexta-feira da Paixão”, que neste ano é comemorada hoje, dia 15, é a data em que os cristãos lembram da morte através da crucificação de Jesus. O Domingo de Páscoa comemora o dia que Ele ressuscitou.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

“Para nós cristãos a Páscoa significa a libertação do povo. Que antes vivia como escravo e após a morte de Cristo, foi liberto. O símbolo que representa essa data é o cordeiro que se entregou por nós em uma cruz”, relata a pastora da igreja Quadrangular do Centro de Criciúma, Lídia Lopes Alexandre.

A data é comemorada pelos cristãos com alegria como uma forma de agradecimento e lembrança pelo que Jesus fez pelo povo. Se entregou em uma cruz pelos pecados de uma multidão e ao terceiro dia ressuscitou, cumprindo assim o plano de Deus para a humanidade.

Portanto, para os cristãos, apesar das decorações com coelhos e os ovos de chocolate, a Páscoa traz à lembrança de um momento muito sério em sua essência. A pastora ainda lembra que não tem problema nenhum em dar e receber chocolates de presente. “Só não podemos esquecer qual a verdadeira essência da Páscoa, que é Jesus Cristo”, frisa a pastora.

História da Páscoa

A primeira Páscoa comemorada pelos judeus aconteceu há cerca de 3,5 mil anos enquanto ainda eram escravos no Egito, pouco antes da execução da décima praga, que era a morte dos primogênitos.

Quando o anjo da morte passou pelo Egito, matou todos os primogênitos daquela terra. Exceto onde a família havia seguido as ordens de Javé, que era para fazer a festa da Páscoa, comer o cordeiro e passar o sangue nas portas, como sinal de livramento.

Após isso, o povo foi liberto da escravidão e autorizado a voltar para Canaã. “Essa Páscoa tinha um símbolo, que Jesus viria como um cordeiro pascal para libertar o povo”, explica Lídia.

A comemoração da Páscoa para os cristãos relembra o sacrifício de Cristo na cruz e sua ressurreição, isto é, a passagem da morte para a vida, como uma libertação. “Em Cristo somos livres”, ressalta a pastora.

Tradição

Para os católicos, a Sexta-Feira da Paixão é um dia reservado para a abstinência, sendo uma tradição evitar o consumo de carne vermelha. O sacrifício dos fiéis relembra o sofrimento e o derramamento do sangue de Jesus Cristo, que passou pela Via Sacra nesse dia, sendo crucificado e morto. A Igreja Evangélica não segue esta tradição.

Você também pode gostar