Notícias de Criciúma e Região

Vereadora de Criciúma solicita transporte coletivo gratuito neste domingo; entenda

Intenção é facilitar que os eleitores possam escolher os representantes no Conselho Tutelar

Após quatro anos, chegou o momento dos cidadãos de todo o Brasil escolherem seus novos representantes no Conselho Tutelar. Faltando pouco menos de uma semana, Criciúma terá a oportunidade de escolher 10 conselheiros tutelares. Por conta disso, a vereadora Giovana Mondardo (PCdoB) solicitou ao Poder Executivo Municipal que o transporte coletivo no dia da votação, no domingo, dia 1º, seja liberado para que os criciumenses possam ir às urnas que estarão presentes no Ginásio Municipal Irmão Walmir Antônio Orsi, no bairro São Luiz.

De acordo com Giovana, essa é uma possibilidade de escolher os novos membros deste importante órgão de defesa das crianças e dos adolescentes. “Nossa proposta foi protocolada por meio de um requerimento e com isso, queremos favorecer que mais eleitores possam chegar aos locais de votação e assim escolherem seu conselheiro tutelar”, destacou a vereadora.

Os conselheiros tutelares têm uma função imprescindível na luta pelos direitos das crianças e adolescentes em que atuarão com esse público com direitos violados ou ameaçados, também sendo responsável pelo encaminhamento de situações aos pais e responsáveis por meio de termo de responsabilidade, além de outras atribuições.

Em todo o Brasil, serão aproximadamente 30 mil conselheiros eleitos ou reeleitos. “Os conselheiros têm papel fundamental na proteção dos nossos jovens e queremos estimular que a população compareça e faça sua melhor escolha para ocupar este cargo”, completou a vereadora Giovana Mondardo.

Votação

A votação acontecerá no domingo, dia 1º, e o resultado será revelado no dia 3. Todos os cidadãos acima de 16 anos poderão ter direito ao voto de forma sigilosa nas urnas fornecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A posse dos eleitos acontecerá no dia 10 de janeiro de 2024 com mandato até o dia 9 de janeiro de 2028.

Os 10 membros do Conselho Tutelar atuaram de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h, com escalas de plantões nos fins de semana, com remuneração mensal de R$ 3.866,33, com carga horária de 40 horas semanais.

Você também pode gostar