Notícias de Criciúma e Região

Urussanga passa a contar com canais digitais de TV

Outras emissoras devem iniciar transmissão em breve, mas quatro canais já estão disponíveis através da nova antena de transmissão instalada no município

Assistir TV sem ruído ou chiado e com melhor qualidade de som e imagem, começa a ser realidade em Urussanga. Com a nova antena, instalada em um ponto alto da Estação de Tratamento de Água Central (ETA) do SAMAE, no bairro De Villa, aos poucos as emissoras começam a trazer seus equipamentos e garantir o sinal digital para o município. Desde o final da semana, o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), Rede Globo e dois canais públicos, já estão sendo transmitidos com qualidade, sempre com a programação regional disponível.

Para os munícipes que já possuem televisores com conversor embutido, ou um aparelho de conversão digital externo, basta direcionar as antenas residenciais para o ponto de transmissão (SAMAE do De Villa), e realizar nova busca e sintonia de canais. Outras emissoras devem ter seus sinais regionais transmitidos nas próximas semanas, mas enquanto isso, a população já pode aproveitar a programação destes quatro canais.

Conquista para o município e a população

O Governo Municipal está participando de um programa que tem como objetivo digitalizar o sinal da televisão em 1.638 municípios brasileiros que contam apenas com o sinal analógico de TV aberta.

“Com a chegada do sinal digital a Urussanga, a população tem um grande ganho, principalmente pelo acesso a programação local, que chegam ricas em informações sobre a região. Outra melhoria que chega com a digitalização do sinal de TV são os sinais das TVs públicas. Acesso ao Canal Brasil, Canal Saúde e TV Escola são importantes na promoção de cultura, informação e cidadania”, destaca o secretário de desenvolvimento, Edson Manoel.

Todo o processo de instalação está sendo conduzido junto a Seja Digital, entidade criada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em 2015 para operacionalizar essa e outras políticas públicas no país. A última etapa do projeto, deve ser a assinatura do Termo de Entrega, quando todos os canais estiverem disponíveis, e também, a entrega de equipamentos de conversão digital, que devem ocorrer no início do segundo semestre.

 

Você também pode gostar