Notícias de Criciúma e Região

Unesc Tec forma os primeiros alunos em noite de emoção

Diversas histórias de vida se encontraram durante a formatura dos primeiros 63 alunos da Unesc Tec; confira

Uma noite especial, recheada de histórias, desafios e vitórias. Assim foi a formatura da primeira turma da Escola Técnica da Unesc (Unesc Tec), vinculada ao Colégio Unesc. A Unesc Tec diplomou 63 novos profissionais técnicos subsequentes em Administração, Massoterapia, Necropsia, Podologia, Saúde Bucal e Segurança do Trabalho, do campus de Criciúma e do polo de Araranguá, premiando os 30 anos de existência do Colégio Unesc comemorados neste ano.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

“Foram dias de muita dedicação, paciência e aprendizado. Resolvemos aprender mais e evoluir em um momento em que muitas pessoas desistiram de tudo. Diante de uma pandemia mundial, resolvemos empreender naquilo que acreditamos ser um dos bens mais preciosos: nós mesmos. Decidimos elevar o nível, reinventar nossas histórias e recomeçar”, disse a oradora da turma e agora técnica em Podologia, Cristiane Elisângela dos Santos, que buscou relatar a trajetória da turma nestes 18 meses de curso, transcorrido em plena pandemia da Covid-19.

 

A solenidade de entrega das outorgas de títulos para as formandas e formandos, ocorreu na noite desta sexta-feira, dia 4, no auditório Ruy Hulse.

“Foi a coragem que fez vocês, técnicos, professores, coordenação, reitora e toda a equipe de gestão, acreditar que esse sonho era possível. Eu quero dizer que me orgulho muito de vocês, nossos técnicos e técnicas, os primeiros formados pela nossa Unesc Tec. Vocês foram corajosos, comprometidos com seu aprendizado, protagonistas da sua trajetória. Foram testados, renunciaram muitas coisas e mesmo assim, foram resilientes, não perderam o foco e chegaram até aqui”, sublinhou emocionada a diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira.

Formada em Massoterapia aos 57 anos 

 

A noite foi de comemoração para os novos técnicos, como a recém-formada em Massoterapia, Maria de Lurdes Bastos que, aos seus 57 anos, resolveu voltar à sala de aula, após realizar o curso de informática do projeto de Extensão da Unesc, em 2019.

 

Maria de Lourdes se formou em Massoterapia aos 57 anos – Foto: Divulgação/Unesc

“Este curso me despertou um interesse em continuar e buscar algo mais. Então a publicação da Unesc, sobre os cursos técnicos me chamou atenção. Escolhi a Massoterapia porque sempre gostei muito do humano, do toque. Eu fiz este curso, primeiro pensando em mim”, lembrou ela.

Maria não se arrepende de ter escolhido Massoterapia.  “O curso me trouxe todo o sentido que eu buscava. Me fez muito bem e despertou que realmente era isso que eu queria: levar esse bem-estar para a vida das pessoas. Olhar cada paciente como um todo porque ele tem sentimentos, ele vem com a bagagem de vida dele. Quero tratar as pessoas. Estou muito feliz”, enfatizou.

 

Ela ainda deixou um recado. “Eu digo que valeu muito a pena voltar a estudar. Foi um grande estímulo. Me deu um novo gás para viver. Independente da idade, essa convivência com as diferenças de pensamentos é muito importante, nos fazem crescer”, destaca.

 

De funcionária a empreendedora

A história da formanda em Podologia pelo polo da Unesc em Araranguá, Cristiane Elisângela dos Santos, é uma prova que nem tudo está perdido.

“Para mim foi uma grande experiência. Fui demitida de um emprego onde eu me dedicava há cinco anos. Na minha cabeça eu pensei: o que vale a pena não é aquilo que fazem com a gente, mas sim, o que a gente faz com o que fazem com a gente. Levantei a cabeça, e a Unesc proporcionou a oportunidade e eu agarrei com todas as forças. Hoje finalizo essa trajetória e já com o meu consultório montado. É uma reinvenção e resolvi empreender naquilo que é mais precioso: eu. Entrei aqui desempregada e a partir de agora serei empreendedora, a minha própria patroa”, descreveu.

Cristiane encontrou na podologia um recomeço profissional – Foto: Divulgação/Unesc

 

A nova podóloga também fez questão de destacar a importância da Unesc na sua vida.

“A Universidade foi sensacional, nos proporcionou estudar perto da nossa casa, já que sou de Sombrio e estudei em Araranguá. Os professores foram muito dedicados, muito atenciosos. E mesmo em meio a uma pandemia, nos ensinaram de dentro das suas casas. Foi muito show neste período. Muito bom”, concluiu.

Professoras e Professores homenageados

Haron Cardoso Fabre – Coordenador da UnescTec

Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias – Diretora de Ensino de Graduação a Distância da UNESC

Você também pode gostar