Notícias de Criciúma e Região

Transferir, regularizar ou fazer novo título; cartório estará aberto neste sábado

Atendimento extra e presencial contece das 9h às 15h- somente por agendamento

O Cartório Eleitoral de Criciúma (que compreende a junção das três zonas  eleitorais 10ª, 92ª e 98ª), fará expediente extra e presencial, neste sábado, 23, para quem deseja solicitar o título pela primeira vez (campanha – Bora Votar), transferir o domicílio eleitoral e regularizar a sua situação para votar nas eleições gerais.

📲Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

O atendimento acontece das 9h às 15 horas e deve ser agendado antecipadamemte (as vagas são limitadas). Quem agendar e não puder comparecer, deverá cancelar o agendamento para permitir que outra pessoa seja atendida.

Conforme a juíza da 10ª Zona Eleitoral Eliza Maria Strapazzon, um outro atendimento extra será feito no dia 30 deste mês e nos dias 2, 3 e 4 de maio. “Em maio será durante todo o dia das 9h às 19 horas. O ideal é que somente procure o cartório o eleitor que não conseguir resolver seu problema de forma online via site https://www.tre-sc.jus.br/. A dica é se antecipar e evitar contratempos devido à alta procura pelos serviços nos últimos dias do prazo”, orienta a juíza eleitoral.

Juíza da 10ª Zona Eleitoral Eliza Maria Strapazzon

A data limite para solicitar esses serviços é até 4 de maio. Após esse prazo, o cadastro eleitoral é fechado para organização das Eleições 2022. Na última atualização feita no início desse mês, Criciúma possui 148.745 eleitores.

Emissão do primeiro título

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até o dia 21 de março deste ano, 854.685 jovens de 15 a 18 anos já haviam solicitado a emissão do primeiro título de eleitor. “Esse número corresponde a quase dois terços do total de jovens que se alistaram para votar nas Eleições Municipais de 2020 e sinaliza uma quebra na tendência de queda nos números de eleitores nessa faixa etária que vinha se registrando na última década”, considera a juíza.

Ainda segundo ela, nos últimos dias também, houve um grande acréscimo no atendimento de eleitores, especialmente, em requerimentos realizados pela internet (https://www.tre-sc.jus.br/eleitor/1-quero-pedir-transferir-ou-regularizar-o-meu-titulo-de-eleitorquero-pedir-mudar-ou-arrumar-o-meu-titulo-de-eleitor).

O voto é obrigatório para todos os brasileiros que têm entre 18 e 70 anos e facultativo para jovens de 16 e 17 anos, analfabetos e idosos com mais de 70 anos.

Saiba mais

Havendo necessidade do atendimento presencial, a pessoa interessada deve agendar a data e o horário no site do TRE-SC, na página de atendimento online, ou pelo Disque-Eleitor: 0800 647 3888. Antes de agendar, consulte se você possui multa eleitoral em aberto. Se possuir, pague o débito antes de marcar o atendimento.

Você também pode gostar