Notícias de Criciúma e Região

Tigre é derrotado e adia chance de voltar ao G4

Tricolor perdeu por 3x0 para o Ituano, na tarde deste sábado, dia 19, no estádio Novelli Jr, no interior paulista

O Criciúma adiou a chance de retornar ao grupo de acesso do Brasileiro da Série da B, ao perder por 3 a 0 para o Ituano, na tarde deste sábado, dia 19, no estádio Novelli Jr, em Itu. Com o resultado da partida válida pela 24 ª rodada da competição, e quinta do returno, o tricolor carvoeiro segue com 41 pontos, na quinta colocação. O próximo compromisso do Criciúma é neste terça-feira, dia 22, quando recebe o Vila Nova, às 21h30, no estádio Heriberto Hulse.

O jogo

A partida começou equilibrada. O Ituano sabendo que o Criciúma buscava a vitória, empurrava o tricolor para a defesa, entretanto o Tigre não se intimidava. Logo aos três minutos, os comandados de Tencati balançaram as redes, mas o assistente marca saída da bola antes da conclusão da jogada e o gol foi anulado. O time paulista devolveu aos cinco minutos. Após cruzamento da direita, a bola encontra Wesley Pomba que pega de primeira e obriga o goleiro Gustavo a espalmar para escanteio.

Depois dos dez primeiros minutos, o Ituano passou a ter mais o domínio das ações, ainda que aos 14, o Tigre tenha desperdiçado uma grande oportunidade com Vizeu que saiu cara a cara com o goleiro e chutou, mas Jefferson Paulino faz grande defesa. A assistente esperou a conclusão do lance e indicou impedimento. O gol foi anulado após análise do VAR. Mais confiantes, os donos da casa não demoraram para abrir o placar. Aos 22 minutos, os paulistas aproveitaram uma falha adversária para assinalar. O Criciúma saiu jogando errado, Matheus Cadorini ganhou a disputa na área e serviu Yann Rolim que bateu de primeira no alto, no meio do gol, sem chances para Gustavo.

Com o revés, o Criciúma tentava pressionar a marcação, mas acabou sendo sufocado. Aos 30 minutos Wesley Pomba corta para o meio e arrisca de fora da área. A bola chega com força e o goleiro Gustavo joga para escanteio, com o antebraço. Aos 35, após análise do VAR, o árbitro Leandro Pedron Vuaden marca pênalti para o Ituano, por toque de mão de Arilson, no cruzamento de Iury. Matheus Cadorini bateu no canto esquerdo do goleiro Gustavo, que pulou para o lado direito e ampliou para o Galo.

Com a necessidade de buscar resultado, o Tigre passou a adiantar todas as linhas. Aos 45 o Criciúma quase diminuiu. Hygor recebeu dentro da área, chuta cruzado de perna direita e o goleiro Jefferson Paulino faz grande defesa com os pés, salvando o gol. A bola espirra na área e volta para as mãos do goleiro. Apesar de a arbitragem ter dado mais oito minutos além do tempo normal e o tricolor ter se soltado mais, esta foi a oportunidade mais efetiva de tentar reduzir a desvantagem no primeiro tempo.

Segundo tempo

Apesar da desvantagem no placar, o técnico Cláudio Tencati preferiu voltar do vestiário sem mexer na equipe.  Diferente da etapa anterior o tricolor iniciou a etapa complementar mais acuado e permitindo ao adversário uma presença maior em campo. Os paulistas tiveram duas grandes oportunidades seguidas ampliar o placar e obrigando Gustavo a defender em dois tempos em ambas. Primeiro aos nove minutos, quando Kauan Richard cruza a bola na medida para Matheus Cadorini que cabeceia nas mãos do goleiro Gustavo, obrigando a defesa em dois tempos. Um minuto depois, o Criciúma falha mais uma vez na saída de bola e, de fora da área, Hélio Borges experimenta o chute e o goleiro Gustavo defende em dois tempos, novamente.

O Tigre investia pelo meio da defesa do Galo, mas refém da marcação do Ituano, o time carvoeiro tinha dificuldade de criação. O comandante do tricolor catarinense promoveu alterações na tentativa de a bola chegar com mais qualidade, entretanto abriu espaço para o contra-ataque. Antes dos 30 minutos o Tigre teve duas oportunidades. Uma aos 26 minutos, quando Fabinho domina fora da área e arrisca, mas sem muita precisão. A bola sobe muito e passa longe. Na outra, aos 27, Hélder cruza fechado, a bola pega um efeito e vai em direção ao gol. O goleiro Jefferson Paulino espalma de mãos trocadas e afasta.

O Galo aproveitou a abertura dos carvoeiros e explorou o contra-ataque esticando o placar aos 30 minutos. Hélio Borges parte pela direita, tenta o cruzamento para Quirino, mas o zagueiro Rodrigo afasta. A bola sobra nos pés de Yann Rolim, que chuta no meio, mas um desvio na defesa enganou o goleiro e entra. O Ituano faz 3 a 0. O Tigre ainda teve a oportunidade de fazer o gol de honra aos 39 minutos. No bate-rebate na área do Ituano, a bola sobra pra Léo Costa que chuta de primeira, mas acima da meta de Paulino. A tentativa de oxigenação física, com as cinco alterações promovidas na etapa final por Tencati, não surtiu efeito e o tricolor saiu derrotado por 3 a 0.

Ituano

Jefferson Paulino, Iury, Claudinho (Rafael Pereira), Marcel e Kauan Richard; José Aldo, Rafael Carvalheira e Yann Rolim (Vinicius Balieiro); Hélio Borges (Émerson Urso), Matheus Cadorini (Quirino) e Wesley (Felipe Saraiva).

Cartões: Wesley (amarelo)

Técnico: Marcinho Freitas

Criciúma:

Gustavo, Claudinho (Jonathan), Rodrigo, Walisson Maia e Marcelo Hermes (Hélder); Miqueias (Léo Costa), Arilson e Fellipe Mateus; Fabinho Felipe Vizeu (Éder) e Hygor (Marquinhos Gabriel)

Cartões: Éder (amarelo)

Técnico: Cláudio Tencati

Ituano 3 x 0 Criciúma

Data: 19-08-2023

Local: estádio Novelli Jr.

Hora: 17h

Arbitragem

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)

Assistentes: Lucio Beiersdorf Flor (RS) e Maira Mastella Moreira (RS)

Quarto árbitro: Fabiano Monteiro dos Santos (SP)

Árbitro de vídeo (VAR): Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)

 

 

 

 

 

 

 

Você também pode gostar