Notícias de Criciúma e Região

Tempo: aliado ou inimigo?

Vivemos numa corrida frenética para conseguir “dar conta” de tantos papéis assumidos, carreira, família, vida social, enfim, somos verdadeiros equilibristas em nossa jornada diária. Quando percebemos, já estamos no fim de mais um dia, mês, ano e então olhamos para diversas promessas que fizemos e não conseguimos cumprir e então vem aquela desculpa “não tive tempo”. Você costuma falar isso? Se sua resposta foi positiva, leia esse artigo até o final, com certeza poderá lhe ajudar a minimizar a possibilidade de continuar dando desculpas para ações que você deseja – muitas vezes até precisa – realizar.

O tempo mostra aquilo que tem de fato importância para cada um de nós, quantas vezes você prometeu que iria fazer atividade física? Já sei, não sobrou tempo!! Agora, pergunte a uma pessoa que teve um grave problema de saúde e se recuperou se o tempo para cuidar de si não apareceu…pergunte para uma gestante o que são noves meses, pergunte para alguém o valor de cinco minutos quando se perde um voo. E então, é claro que nós usamos o tempo para aquilo que acreditamos ser prioridade em nossas vidas. E então, quais são suas prioridades? O que de fato é relevante para você? Com certeza e com as respostas em mente você já sabe o porquê diz que não tem tempo para muitas coisas, é porque não são urgentes neste momento.

O interessante é quando conseguimos gerir as nossas ações dentro do tempo, que aliás sempre foi e sempre será 24 horas, a nossa capacidade de conduzir tudo o que queremos dentro destas horas é que fará do tempo nosso aliado ou às vezes um terrível inimigo. 

Para você que já sabe onde você coloca toda a sua energia mas que tem interesse em dissipar para outras demandas, segue algumas dicas para o tempo some em sua vida.

# Faça listas de atividades, não sobrecarregue seu cérebro, anote suas atividades por ordem de prioridade, do maior para o menor. Usando anotações, você estabelece rotinas para tomar decisões mais assertivas;

# Liste o que você faz e é desnecessário e se habitue a evitar. Há um conjunto de hábitos que não são necessários e acabam ocupando demasiadamente lugares em nossa agenda que poderiam ser mais úteis;

# E-mails e telefonemas são ferramentas de trabalho, se possível, estabeleça horários específicos para utilizá-los e saiba dosar estas ferramentas tanto no trabalho quanto na vida pessoal. Hoje em função da tecnologia tudo está junto e misturado e no fim ficamos sem qualidade de vida na esfera pessoal e pouco produtivos na esfera profissional.

Você também pode gostar