Notícias de Criciúma e Região

Tartaruga morre com plásticos no estômago após ser resgatada em praia do Sul

Animal foi encontrado na Praia de Morro dos Conventos, em Araranguá

Uma tartaruga-verde, do gênero Chelonia Mydas, foi resgatada após se acostar na orla da Praia de Morro dos Conventos, em Araranguá. O animal foi trazido pela maré, estava muito cansado e com resistência para ficar na água. Segundo a equipe Educamar, que foi acionada para o resgate, a tartaruga não resistiu e morreu.

Foto: Divulgação/EducamarFoto: Divulgação/Educamar

Após avaliação veterinária, a tartaruga foi encaminhada para uma unidade de estabilização do Laboratório de Zoologia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), pela Polícia Militar Ambiental. Após a necropsia, foi constatado que no estômago do animal existia uma enorme quantidade de resíduos plásticos, sendo esta a provável causa da morte.

Foto: Divulgação/Educamar

“O ocorrido nos faz relembrar a triste realidade: nosso oceano está repleto de resíduos sólidos gerados pela humanidade. Quantas outras tartarugas não vêm a entrar em óbito no próprio mar? Para protegermos a vida na Terra, o oceano é a peça chave. E esta realidade das tartarugas nos lembra e obriga a tomar medidas urgentes para a redução de resíduos sólidos nos mares. Ações de recuperação do ambiente marinho e monitoramento das espécies do oceano são a solução para revertermos este triste quadro enquanto há tempo”, escreveu a instituição Educamar em uma postagem nas redes sociais.

Foto: Divulgação/Educamar

Ao avistar um animal marinho, acione os órgãos responsáveis:

Educamar:(48) 999845665

Polícia ambiental: (48) 35290187

A instituição Educamar executa o monitoramento de praias nos trechos de Araranguá a Passo de Torres. O PMP-BP é um projeto voluntário e é a instituição licenciada para o desenvolvimento de pesquisa e monitoramento de animais marinhos.

Você também pode gostar