NotĆ­cias de CriciĆŗma e RegiĆ£o

Supermercado da regiĆ£o inova para diminuir filas nos caixas na alta temporada

Rede criou o sistema "Papa filas" que garante agilidade e menor tempo de espera na loja

A chegada de milhares de veranistas e turistas na alta temporada impƵe todos os anos um grande desafio para cidades do litoral catarinense, sobretudo no varejo. Com uma combinaĆ§Ć£o de criatividade e tecnologia, a loja da rede Super Moniari de BalneĆ”rio Gaivota, no Extremo Sul do Estado, implantou umĀ  sistema inovador que resultou na diminuiĆ§Ć£o no tempo de espera nos caixas, o Papa Filas.Ā 

A soluĆ§Ć£o desenvolvida pelo departamento de Tecnologia da InformaĆ§Ć£o da rede com uso e tecnologias da Laurent e Totvs foi implantada em dezembro e foi bem sucedida no objetivo de garantir fluidez Ć  operaĆ§Ć£o nos momentos de maior demanda de clientes, conta a CEO da Rede Moniari, Monique Pizzetti. O Papa Filas Ć© diferente do autoatendimento e tem uma dinĆ¢mica prĆ³pria: um atendente utiliza um leitor mĆ³vel e vai atĆ© o cliente que estĆ” na fila do caixa e tem poucos itens em sua cestinha, escaneia e embala as compras e finaliza entregando uma ā€œcomandaā€ para o consumidor efetuar o pagamento em um totem.

O papa-filas recebe clientes que possuem todos os itens com cĆ³digos de barra na sua cestinha. ā€œEssa particularidade de uma loja de praia de receber de um dia para o outro um nĆŗmero muito maior de clientes do que na maior parte do ano nos impĆ“s esse desafio e elaboramos essa soluĆ§Ć£o com o objetivo de garantir uma boa experiĆŖncia ao cliente, diminuindo o tempo de fila e check-out. JĆ” planejamos levar essa soluĆ§Ć£o para outras unidades da redeā€, conta Monique.

AlĆ©m da tecnologia, a participaĆ§Ć£o humana tem importĆ¢ncia fundamental no mĆ©todo do Papa Filas, aponta a CEO do Moniari. ā€œOs clientes percebem o papel de proatividade do atendente, que vai muitas vezes buscĆ”-lo na fila e garante a otimizaĆ§Ć£o do tempo deleā€, ressalta.

A estaĆ§Ć£o de pagamentos do Papa Filas admite operaƧƵes com cartĆ£o de crĆ©dito, dĆ©bito, PIX e carteiras digitais. ā€œOsĀ  totens de pagamento precisavam de uma interface de fĆ”cil acesso e a TOTVS priorizou isso desdeĀ  o inĆ­cio do projeto, provendo usabilidade aos clientesā€, completa o gerente de produtos da Totvs (empresa desenvolvedora do software), FlĆ”vio Roman.

VocĆŖ tambĆ©m pode gostar