Notícias de Criciúma e Região

Superlua leva três mil pessoas no Parque Astronômico de Criciúma; veja fotos

Número de visitantes superou as expectativas dos responsáveis pelo Parque e emocionou muitas pessoas

Os três dias de observação da “Superlua Azul” trouxe milhares de visitantes para o Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc², em Criciúma. Aproximadamente três mil pessoas procuraram os satélites para ver de perto o fenômeno, que é raro. 

O número de visitantes superou as expectativas dos responsáveis pelo Parque e emocionou muitas pessoas. “Me surpreendi com o público e mais do que me surpreender com o número de pessoas, me surpreendi com a alegria das pessoas, a emoção de poder observar nos telescópios. Cuidei dos telescópios uma noite e fiz registro para muitas pessoas levarem de lembrança e testemunhei pessoas chorando de emoção, por ser um sonho observar a lua no telescópio”, relata a gerente administrativa do Parque Astronômico Municipal, Andreia Zomer.

Entre a terça-feira, dia 29, e a quinta-feira, dia 31, aproximadamente três mil pessoas passaram pelo local. Os dias de mais movimento e que registraram grandes filas para a visitação foram na quarta e quinta. O número de visitantes superou o recorde da última visitação, que ocorreu no início do mês.

“Foi um recorde de público novamente, toda a equipe se surpreendeu com o número de pessoas. Para nós foi uma grande surpresa e com certeza uma alegria muito grande para toda a equipe, por poder fazer parte desse momento e dessas memórias tão bonitas que estão sendo construídas aqui no Parque através de momentos como esse”, ressalta a gerente.

De acordo com Andréia, Saturno ainda continua visível neste mês e as visitas podem ser realizadas a partir das 19 horas até às 21 horas. No fim de setembro ainda haverá mais uma superlua para visitação no Parque Astronômico.

“Todos os dias a Lua nasce 40 minutos mais tarde, então hoje ela vai nascer depois das 20 horas. Amanhã quando ela nascer, não estaremos mais com o telescópio disponível aqui no Parque, pois em dias normais fechamos às 21 horas. Então hoje, se o tempo estiver bom, ainda é um bom dia para ver ela depois das 20 horas. Saturno ainda continua e acreditamos que poderá ser visível durante todo este mês”, explica.

Veja fotos e vídeo:

Você também pode gostar