Notícias de Criciúma e Região

Sindicato protesta em frente ao Hospital Santa Catarina

Manifestação pacífica foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 31

A contratação irregular de profissionais para atuarem no Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC) em Criciúma, foi motivo de protesto na manhã desta quarta-feira, dia 31. O Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e Região (SindiSaúde) fez uma manifestação pacífica em frente a unidade hospitalar, para conscientizar os profissionais e pedir uma posição do Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (IDEAS), que administra o HMISC.

Segundo o presidente do SindiSaúde, Cleber Ricardo da Silva Cândido, a denúncia de contratações sem carteira assinada chegou no sindicato há cerca de 40 dias. “Iniciamos uma investigação e constatamos cerca de 20 profissionais trabalhando assim, entre enfermeiros, radiologistas e fisioterapeutas. Esse tipo de contratação é proibido, pois tira direitos dos profissionais, como férias, 13º salário e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)”, explicou.

Para Cleber, a contratação via Microempreendedor individual (MEI) é uma forma de pagar menos aos colaboradores, fugindo do piso salarial. “Eles propõem pagamento por hora, sem direitos, só recebem o salário pela prestação do serviço. Querem aumentar o lucro. Sem contar que o hospital recebeu aditivo de R$ 400 mil do Estado para contratação”, ressaltou Cândido que informou que o caso foi encaminhado ao Ministério Público.

O Ideas emitiu uma nota de esclarecendo sobre o caso, acompanhe abaixo:

O Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (IDEAS) contratou empresa especializada prestação de serviços multiprofissionais, como adota em outras unidades há mais de 18 meses.

O modelo empregado possui validade legal e oferece vantagens para os profissionais e para o serviço prestado, pois permite ampliação da disponibilidade do quadro e agilidade nos processos de alocação e mudança. Fato já vivenciado inclusive em cenário de alta demanda no Hospital Materno-Infantil Santa Catarina.

O modelo vigente complementa o formato tradicional CLT para ampliar a disponibilidade de qualidade dos serviços prestados. Esse modelo é similar aos empregados para prestação de serviços médicos, que está consolidado desde o início da operação desta unidade de saúde. Reiteramos que o nosso objetivo é atender a demanda.

Hoje, o HMISC é reconhecido pelo modelo de atendimento humanizado e é referência em atendimento de excelência para toda a região Sul, atendendo pacientes de SUS vindos de todos os 12 municípios integrantes da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec).

Você também pode gostar