Notícias de Criciúma e Região

Setembro Amarelo: municípios promovem ações de valorização à vida

O principal objetivo da campanha é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população

Marcado pela cor amarela, este mês é dedicado à campanha do Setembro Amarelo, que tem o objetivo de conscientizar quanto à prevenção do suicídio, buscando alertar a população. A campanha está acontecendo durante o decorrer do mês e todo o país, e em Cocal do Sul, estão sendo realizadas palestras direcionadas a públicos fechados.

“Estamos desenvolvendo algumas ações pontuais, para determinados públicos, pois é importante conversar sobre o assunto; as pessoas têm que ajudar quem está em sofrimento e não criticar, sem saber o que se passa”, frisa a secretária de saúde, Glicia Pagnan. Ela acrescenta que a Secretaria de Saúde conta com uma equipe capacitada para atender as pessoas que precisam de ajuda.

Conheça alguns sinais de alerta

Isolamento social;

Doenças graves, como depressão/ansiedade;

Desesperança, preocupação com sua própria morte;

Perdas ou problemas no trabalho;

Crises conjugal e familiar;

Tentativas anteriores de suicídio;

Contatos de ajuda

CVV – Centro de Valorização da Vida – telefone 188

Caps I – Centro de Atenção Psicossocial – telefone 3444-6037

Ambulatório de Saúde Mental – telefone 3444-6110

Samu – telefone 193

Polícia Militar – telefone 190

Araranguá

Durante todo o mês, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps de Araranguá), realizará atividades e dinâmicas direcionados a prevenção do suicídio e importância à vida. O local ainda oferta aos usuários, atendimento médico, terapias individuais e em grupo, oficinas de artesanatos, grupo de horta, caminhadas em grupo, entre outras atividades.

Segundo a coordenadora do Caps, Larissa Martins, conversar é a melhor solução. “Desta forma, o Centro desenvolve ações de prevenção ao suicídio, como: oferta diariamente de grupos de psicoterapia com acesso irrestrito; escuta qualificada por demanda espontânea; busca ativa dos casos notificados; trabalho em rede com os serviços do município”, disse ela.

O Caps também realiza a feirinha, que acontece de segunda a quarta-feira em sua sede – anexo ao Bom Pastor e em eventos em que a equipe é convidada

O Caps funciona das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. É composto por uma equipe multiprofissional, médicos psiquiatras, equipe de enfermagem, psicólogo, serviço social e artesã.

Jacinto Machado

Em Jacinto Machado, profissionais de Saúde e moradores participaram no final da tarde da última sexta-feira, 9, de uma Caminhada pela Vida. “O mês será dedicado a lembrar aos usuários dos serviços de saúde a respeito do tema. Quem passar pelos postos, receberá também sementes de girassol, a flor que simboliza o Setembro Amarelo”, informou o secretário municipal de Saúde, Adilson Piva.

Além das ações, Piva lembra que a secretaria de Saúde tem entre os serviços prestados, atendimentos com psicólogo e psiquiatra à população que precisar destes profissionais. “Precisamos estar atentos às necessidades não só do corpo, mas também de nossa mente”, acrescenta o secretário.

 

Você também pode gostar