Notícias de Criciúma e Região

Senai oferece cursos gratuitos de TI

Formações são 100% on-line e têm o objetivo de despertar para as carreiras tecnológicas

Jogador profissional de poker on-line, Thiago Sousa, de 29 anos, chegou a ter contrato assinado com grandes times do Brasil, mas decidiu investir no desenvolvimento de sua carreira focada na área de tecnologia. O jovem participou de formações gratuitas oferecidas pelo SENAI que visam despertar para as carreiras tecnológicas, além de oferecer ao mercado profissionais qualificados para atender à crescente demanda. “Os cursos do SENAI deram um upgrade durante essa transição, além de me ensinar os processos básicos e cruciais das funções que envolvem ‘sucesso do cliente’. Hoje trabalho como consultor especialista, faço vendas técnicas de acabamentos de alto nível. Ainda esse ano, início a graduação em gestão de TI”, planeja Thiago, que afirma ter paixão pela área de tecnologia e direciona o desenvolvimento da sua carreira para o setor.

O emprego nesta área é praticamente garantido e os salários são atrativos – a remuneração média inicial é superior a R$ 4,8 mil, duas vezes e meia maior do que as demais ocupações, segundo análise do Observatório FIESC. “Temos oferecido uma série de cursos para qualificar profissionais neste setor, onde a empregabilidade é praticamente garantida. O mapeamento mais recente mostra que precisamos formar 159 mil profissionais por ano até 2025 para atender à demanda em Santa Catarina”, reforça o diretor-regional do SENAI, Fabrizio Machado Pereira.  Considerados a jornada inicial da formação no setor, os cursos oferecidos pelo LAB 365, que é a escola digital do SENAI, foram desenvolvidos com foco nas demandas do mercado de trabalho. “O ideal é que o estudante conclua todos os cursos oferecidos no programa. Assim, estará apto a assumir diversos desafios na área de tecnologia”, acrescenta Fabrizio.

Para Henrique Blanck, que coordena o LAB 365, ambiente digital do SENAI para formações, a tecnologia está revolucionando a forma como as pessoas vivem e trabalham. “Carreiras em desenvolvimento de sistemas, ciência de dados e sucesso do cliente estão entre as mais promissoras e inovadoras do mercado de trabalho. Para se destacar nestas áreas, o SENAI vem oferecendo cursos introdutórios gratuitos para a comunidade”, explica. Entre os temas abordados nos cursos estão tendências do mercado, habilidades e ferramentas utilizadas por profissionais da área.

Confira quais cursos estão disponíveis:

Programação Front-end: destina-se a estudantes interessados em aprender os fundamentos básicos de programação front-end. Os alunos aprenderão a construir sites utilizando as principais linguagens de programação.

Programação Back-end: destina-se a estudantes interessados em aprender os fundamentos básicos da programação back-end. As aulas exploram os conceitos fundamentais da linguagem de programação Python, altamente popular e requisitada no mercado atual.

Computação em Nuvem: destina-se a estudantes interessados em aprender os fundamentos básicos da computação em nuvem, de modo a desenvolver suas habilidades técnicas no domínio da computação em nuvem e ser capaz de tomar decisões técnicas assertivas durante a execução de projetos nesta área.

Data Science: destina-se a estudantes interessados em aprender os fundamentos básicos de data science.Será apresentada uma introdução aos principais conceitos da área, bem como exemplos práticos de como você pode usar dados e técnicas de ciência de dados para resolver problemas em contextos do mundo real e comunicar essas soluções de maneira eficaz.

Customer Success: destina-se a estudantes interessados em aprender os fundamentos básicos de customer success. O principal objetivo desse curso é apresentar alguns conceitos do customer success, principalmente para quem está começando uma carreira nesta área, e quais são as habilidades básicas necessárias para que as empresas possam entregar um atendimento de excelência aos seus clientes.

User Experience: destina-se a estudantes interessados em aprender os fundamentos básicos da experiência do usuário (user experience), sendo indicado para alunos que já ouviram falar sobre experiência do usuário ou design de interface do usuário, mas não sabem muito sobre essas disciplinas.

Você também pode gostar