Notícias de Criciúma e Região

Semente de arroz é desenvolvida para solo catarinense

Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC) participou do lançamento de um novo cultivar do grão de arroz, resultado da busca constante por aprimoramento na produtividade e qualidade de um dos principais grãos presentes na mesa de milhões de brasileiros diariamente. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 23, na Estação Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), em Itajaí.

Intitulada SCSBRS126 Dueto, esta versão é fruto da parceria entre a Epagri e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), fator que originou o nome. Esta é a 26ª semente desenvolvida para solo catarinense e promete alto poder de adaptabilidade, no intuito do grão consiga resistir aos extremos de temperatura, sejam altos ou baixos.

“Aos cientistas, pesquisadores, técnicos e demais os colaboradores da Epagri, digo que temos um caminho favorável pela frente. Acreditamos que nossa cadeia está cada vez mais firme, desde o produtor até a indústria, área de pesquisa e consumidor. Unidos, temos frutos cada vez melhores para colher e, de mãos dadas, conseguiremos enfrentar as adversidades. O povo catarinense sabe o que é trabalho e dedicação e esse é um grande diferencial a nosso favor”, destacou o presidente do Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC), Walmir Rampinelli.

Presente na próxima safra

Oriundo do cruzamento entre o cultivar IRGA 424 e a linhagem BRA040081, o processo de hibridação do SCSBRS126 Dueto começou em 2008. Os testes, que permitiram o lançamento neste ano, abrangeram tanto as lavouras quanto o próprio processo de beneficiamento, com resultados sensoriais positivos para a versão branca e boa adaptabilidade para a parboilizada.

Após avaliações positivas, o Dueto foi apresentado para diversas pessoas que fazem parte da cadeia produtiva do arroz, com prospecção para já ser utilizado na safra 2023/24.

Sobre o SindArroz-SC

Fundado no ano de 1975, o Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC) atua como representante das empresas cerealistas do estado. Com 26 indústrias associadas, a entidade tem como um dos principais objetivos conquistar melhorias para toda a cadeia produtiva do alimento, bem como servir como ponte para beneficiadoras do grão. A rizicultura catarinense é responsável por 15% do abastecimento nacional e geram milhares de empregos no solo catarinense, além de em outras regiões do país.

Você também pode gostar