Notícias de Criciúma e Região

Semana Nacional dos Museus fomenta a cultura na Região Sul

A cultura africana será tema da 20ª Semana Nacional dos Museus, que iniciou nesta segunda-feira, dia 16, em Criciúma. Para celebrar a temática ‘O poder do museu: Africanos locais e Afrodescendentes: valorizando suas culturas’, o Museu Augusto Casagrande fará uma exposição de esculturas e peças de vestuário africano, além de ofertar oficinas e seminários até a próxima sexta-feira, dia 20.

📲Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

A iniciativa é idealizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Conforme o presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Zalmir Casagrande, a ação pretende incentivar o conhecimento da cultura africana para os criciumenses e alunos da rede municipal de ensino. “Entre as etnias que formam a nossa cidade, a africana é uma delas e precisamos conhecer e evidenciar esta cultura. Para isso, teremos durante toda a semana uma exposição formada com obras da cultura africana do acervo de particulares”, destaca.

Além disso, a programação da semana dos museus conta com seminários, oficinas de confecção de bonecas Abayomi, capoeira e dança, etc. As oficinas serão abertas ao público e não necessitam de inscrição prévia. As escolas municipais também participarão das atividades durante a ação.

Cronograma

Terça-feira, dia 17

  • 9 horas – Oficina Capoeira (Grupo Beribazu – Projeto de Capoeira Unesc e Casa do Hip Hop)
  • 14 horas – Oficina Capoeira (Grupo Beribazu – Projeto de Capoeira Unesc e Casa do Hip Hop)

Quarta-feira, dia 18

  • 9 horas – Oficina de Dança (Professor Vitor da Rosa)
  • 14 horas – Oficina de Dança  (Professor Vitor da Rosa)
  • 19 horas – Roda de conversa (Profressoa Leila)

Quinta-feira, dia 19

  • 9 horas – Oficina da Boneca Abayomi (Historiadora Cinthia Franco)
  • 14 horas – Oficina da Boneca Abayomi (Professora Carla Fabiana Martins)
  • 19 horas –  Roda de conversa (Professora Leila)

Sexta-feira, dia 20

  • 9 horas – Seminário Arte Ibo (Em ibo: Ǹkà Igbo) e a invisibilidade do patrimônio negro no Museus (Letícia Damazio)
  • 14 horas – Seminário Arte Ibo (Em ibo: Ǹkà Igbo) e a invisibilidade do patrimônio negro no Museus (Letícia Damazio)

Museu ao Ar Livre terá programação especial

O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi), de Orleans, terá uma programação especial voltada para a 20ª Semana Nacional de Museus. As ações iniciam na terça-feira, dia 17, e vão até o dia 23 de maio. Estão previstas atividades na sede do Ecomuseu, em Lauro Müller, gravação de podcast, lançamento de livro, exibição do filme Azambuja e ainda uma edição do projeto Yoga Beneficente.

Durante toda a semana vão acontecer visitas guiadas para grupos no Museu ao Ar Livre, iniciando às 9h até as 12 horas, e no período da tarde, das 13h30 às 17 horas. É necessário agendamento para participar das atividades.

Em Lauro Muller, a sede Ecomuseu Serra do Rio do Rastro, em parceria com o Malpi, receberá a Exposição Colônia Grão-Pará: a imigração no sul catarinense, aberta para visitação até o dia 23. Os visitantes serão atendidos das 8h às 12 horas e das 13h30 às 17 horas.

Na sexta-feira, dia 20, estão previstos o lançamento do Livro Colônia Azambuja: L’Immigrazione italiana nelSuddi Santa Catarina e a exibição do filme Azambuja: A Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina. A programação será no Centro de Vivência do Museu ao Ar Livre, com início às 19 horas. Essa programação é gratuita, mas é necessário agendamento, no telefone (48) 3466 – 5611.

Já no sábado, dia 22, acontece a segunda edição deste ano do projeto Yoga Beneficente. A instrutora Gabriela Yogini realizará, às 14 horas, uma aula de Yoga em meio ao gramado do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel. Informações podem ser obtidas na rede social da instrutora: @gabrielayogini.

Você também pode gostar