Notícias de Criciúma e Região

Semana do sono 2024 destaca a importância de um bom sono para a saúde global

Ações de conscientização iniciam nesta segunda-feira, dia 11 e em Criciúma programação especial acontece no sábado, dia 16

Dormir bem é um desafio para 45% dos brasileiros, podendo atingir até 80% da população dependendo do tempo e da abrangência das queixas. Esses dados fazem parte da campanha de divulgação da Semana do Sono 2024, que acontece de 11 a 17 de março e tem como tema “oportunidade de sono a todos para a saúde global”.

A Semana do Sono ocorre anualmente em todo o território nacional e levanta temas como insônia, ronco, apneia obstrutiva do sono e privação do sono.

Em Criciúma, a Regional Médica da Zona Carbonífera promoverá várias atividades. O presidente da entidade, médico pneumologista e especialista em medicina do sono, Fábio Souza, destaca a importância da campanha e convida a população da cidade para o evento de conscientização que acontecerá dia 16 de março, das 9h às 12h, na praça Nereu Ramos. “Todos devem ter uma boa qualidade do sono para poder viver bem. Boas noites de sono auxiliam na redução de doenças cardiovasculares, diabetes, estresse, distúrbios do humor, melhoram a concentração e o sistema imunológico. Convido a todos então para o evento deste sábado, onde avaliaremos o sono da nossa população aqui em Criciúma com questionários e exame físico”, reforça Fábio.

Na Semana do Sono também serão realizadas aulas temáticas para os acadêmicos de medicina, agentes de saúde e médicos em todo o Brasil, com orientações, abordagem sobre avaliação de exame do sono e tratamentos.

Em Criciúma, a Semana do Sono tem apoio da Clínica Pulmonar, Prefeitura de Criciúma, Unimed, Unesc, Associação Catarinense de Pneumologia e Regional Médica da Zona Carbonífera.

Você também pode gostar