Notícias de Criciúma e Região

Salva de tiros, sirene, oração e palmas marcam despedida a delegado Vargas

Sepultamento da autoridade policial aconteceu na tarde deste domingo

Várias homenagens marcaram as últimas despedidas ao delegado aposentado, José Tadeu Vargas dos Santos, de 66 anos, entre o início desta manhã e final desta tarde, 8. Ele foi vítima de latrocínio (roubo seguido de morte) em um bar, na noite de sexta-feira, 6, no bairro Capão Bonito, na região do Verdinho, em Criciúma. Após ser atingido por um tiro, Vargas foi levado ao hospital, mas no sábado pela manhã, 7, a polícia informou que ele não resistiu.

Às 14 horas, viaturas de diversos órgãos de segurança ficaram com as sirenes ligadas durante um minuto em diferentes regiões do Estado. O velório ocorreu no crematório em Içara, onde houve uma salva de tiros que serviu como última homenagem prestada ao delegado. Quem estava presente também fez uma oração e ao final o delgado foi saudado com palmas.

Vídeo:

“Perdemos um amigo, um colega de profissão. Tínhamos um contato muito grande e com certeza ficará a saudade. Era uma pessoa querida por todos, que saiu de nosso meio de uma forma trágica, pensamos que ele fosse se recuperar, mas infelizmente isso não aconteceu. Causa uma comoção muito grande, pois o crime chocou a família Polícia Civil”, lamentou o Delegado Regional de Criciúma, Vitor Bianco Júnior.

Momento que também comoveu o delegado aposentado, Ari José Souto Riva, que trabalhou com delegado Vargas. “Um guerreiro, pessoa muito humilde, defensor dos direitos dos cidadãos, inclusive morreu lutando. Ele se envolveu tentando defender a sociedade”, destacou.

“É um policial que tomba”, lamentou o tenente-coronel Mário Luiz da Silva, comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM) de Criciúma. “Isso transcende as próprias forças policiais, pois a partir do momento em que um policial é ferido, tomado e morto como aconteceu com o delegado Vargas, é o estado que é atingido. A sociedade precisa ter isso muito claro que quando uma marginal atenta contra uma autoridade policial, está atentando contra a paz social”, ressaltou.

Em coletiva de imprensa realizada na manhã deste domingo, 8, na Delegacia Regional de Polícia Civil em Criciúma o Delegado Regional, Vitor Bianco Júnior, e o Delegado da Divisão de Investigação Criminal de Criciúma (DIC), Yuri Miqueluzzi revelaram o desfecho das investigações do crime. Quatro homens foram identificados e conduzidos para a delegacia. Dois deles presos em flagrante pela participação direta na execução da ação criminosa. A outra dupla capturada auxiliou na fuga e esconderijo dos executores.

Você também pode gostar