Notícias de Criciúma e Região

Saiba quando começa e o que muda no estacionamento rotativo em Criciúma

Empresa Gerestar Operação de Estacionamento Rotativo de Florianópolis vencedora da concessão já está atuando na instalação

O novo estacionamento rotativo de Criciúma começa a operar no dia 24 de outubro deste ano, inicialmente em 35 ruas da região central da cidade. O sistema vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, aos sábados, das 8h às 12h, com o valor da tarifa (por uma hora) de R$ 2,50 para veículos automotores e R$ 5,00 para veículos de carga e descarga.

A empresa Gerestar Operação de Estacionamento Rotativo de Florianópolis, vencedora da concessão já está substituindo as sinalizações verticais e horizontais, fazendo a pintura de vagas e instalação das bases dos parquímetros. Agentes de trânsito vão orientar os motoristas sobre o novo sistema, além disso, a partir do dia 4 de outubro, uma campanha de mídia estará disponível para informar a população.

Gerente do Criciúma Rotativo, Frank Bez Fontana da Silva

Formas de pagamento

Conforme o gerente do Criciúma Rotativo, Frank Bez Fontana da Silva, mais tecnológico e simples, com o novo sistema o ticket de papel irá acabar e destaca as formas de pagamento. “O motorista poderá adquirir o crédito por aplicativo que pode ser baixado no celular, nas lojas conveniadas, parquímetros, dinheiro, cartão de crédito e débito, pix, boleto bancário e inicialmente monitores estarão vendendo”, informa.

Além disso, o usuário poderá comprar o crédito de acordo com o tempo de uso. E exemplifica: “O motorista estacionou o carro adquiriu o crédito por uma 1 hora e utilizou apenas dez minutos. Caso tenha comprado pelo aplicativo, basta pausar e utilizar o tempo restante em um outro dia. O motorista também poderá fracionar o seu crédito de acordo com o tempo de uso. Nos parquímetros poderá ser comprado a cada 15 minutos, nas lojas conveniadas a cada cinco minutos”, diz.

Hoje os motoristas utilizam ticket de papel

Outro diferencial é a utilização de um veículo equipado com OCR, que passará por todas as vagas. “Além da fiscalização feita pelos monitores, também será feito por um veículo equipado com a tecnologia de leitura de caracteres, que é o OCR. Por meio do equipamento, saberemos, em tempo real, se o carro está regular ou irregular e identificar se os veículos possuem registros de furtos ou roubos. Caso encontre alguma irregularidade, os agentes de trânsito farão a fiscalização e a autuação, não precisando mais ir ao local, já que o equipamento envia fotos e a localização”, destaca o coordenador do Criciúma Rotativo.

Agentes de trânsito vão orientar os motoristas sobre o novo sistema

Vagas especiais

Idosos e pessoas com deficiência estão isentas do estacionamento por até duas horas quando utilizarem vagas demarcadas e exibirem a credencial em local visível no veículo.

Trabalho será dividido em três etapas

A implantação foi dividida em três etapas: no primeiro momento, serão liberadas 2.400 vagas de estacionamento na área central do município, após nove meses, será iniciada a segunda etapa, com mais de 2.200 vagas, nos bairros Michel e Comerciário e a ampliação das ruas do bairro central. A última e terceira etapa iniciarão após nove meses da segunda etapa, terão mais 200 vagas nos bairros Próspera, Santa Luzia, Avenida Santos Dumont e no distrito de Rio Maina. ” Nosso objetivo é de trazer mobilidade para a cidade de Criciúma”, finaliza.

 

Você também pode gostar