Notícias de Criciúma e Região

Dia D: municípios de SC realizam vacinação contra a gripe neste sábado, dia 13

Unidades de saúde atuam em horário especial para atender ao público

Neste sábado, dia 13, os municípios de Santa Catarina realizam o Dia D de vacinação conta a influenza, a gripe, para grupos prioritários. Em virtude do aumento de casos de doenças respiratórias em todo o país, o Ministério da Saúde (MS) decidiu, neste ano, antecipar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Ela segue até o dia 31 de maio.

Para receber o imunizante nesta etapa da campanha, é necessário integrar algum dos grupos prioritários (confira abaixo). Então, deve-se buscar uma unidade de saúde e apresentar a carteirinha de vacinação e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é a trivalente e protege contra os principais vírus Influenza em circulação no Brasil: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e vírus influenza B.

Várias cidades já divulgaram as agendas. Confira abaixo:

Criciúma

Das 8h às 17h, a dose do imunizante contra a gripe, além das demais vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação, do Ministério da Saúde, estarão à disposição dos moradores. Até o momento, Criciúma já recebeu mais de 29 mil doses da vacina contra a Influenza. A quantidade corresponde a 32% do total de doses que a cidade receberá até o final da campanha. De acordo com o gerente de Vigilância em Saúde do município, Samuel Bucco, 52 mil pessoas pertencem aos grupos prioritários em Criciúma. “Até o momento, a cobertura vacinal chega a 17%. Para atingirmos os 90% do público-alvo, intensificamos as ações de vacinação nas UBSs, nas escolas e, agora, com o ‘Dia D’ de vacinação”, destaca. “A vacina não causa gripe e pode ser aplicada simultaneamente com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. As crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias entre elas”, finaliza Bucco.

Morro da Fumaça

Durante todo o dia, das 8h às 17h, sete Unidades Básicas de Saúde estarão abertas e ofertando o imunizante: Central, Distrito de Estação Cocal, Valsechi, Mina Fluorita, Cohab, Graziela e Naspolini. “A vacina é a nossa principal aliada para evitar casos graves de Gripe. Fazemos um apelo para que os fumacenses atendam o nosso chamado. Neste ano as doenças respiratórias chegaram mais cedo e já há municípios com problemas para atender a demanda nos hospitais”, pontua a secretária de Saúde, Lucelane de Souza Antunes.

Considerando todas as faixas etárias, a meta em Morro da Fumaça é vacinar 7 mil pessoas, conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Saiane Steinback. “Solicitamos que o público alvo observe a importância de estar imunizado e que compareça aos postos. É importante reforçar que o interessado deve ter em mãos a carteirinha de vacinação e um cartão do SUS ou CPF”, detalha.

Além do Dia D, a Saúde fumacense também vem executando outras ações para facilitar o acesso às vacinas. Nas quartas-feiras, uma vacinadora oferta atendimento com horário estendido, até as 20h, na UBS Central. Somada a essa estratégia, as vacinadoras do município têm realizado visitas programadas nos bairros mais distantes e nos Centros de Educação Infantil (CEIs).

Balneário Arroio do Silva

A ação acontece das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia, em quatro unidades básicas de saúde: Posto Marinho Miguel de Souza (Erechim), Posto Paulo Lupinn (Central), Posto Valter Oliveira e Posto Dário Luciano (Golfinhos).

A enfermeira e coordenadora da atenção primária, Simone Costa, informa também que “das 8h às 12h será realizada ações do Previne Brasil, que são consultas com hipertensos, diabéticos, testes rápidos e coleta de preventivo”. Estas consultas, além dos preventivos, serão agendadas com antecedência por meio do trabalho realizado pelas agentes de saúde através da busca ativa. Quem tiver interesse, pode agendar com a agente comunitária de saúde ou procurar a unidade mais próxima. Já a vacinação é aberta ao público e direcionada aos grupos prioritários.

Içara

Todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) estarão abertas das 8h às 17h. “É importante que a população aproveite o sábado para tomar a vacina contra a gripe. Já estamos no período de sazonalidade da doença e, em breve, o tempo deve ficar mais frio, aumentando ainda mais a transmissão do vírus, por isso é imprescindível que a população mais vulnerável, que é aquela dos grupos prioritários, esteja protegida para evitar casos graves, hospitalizações e mortes pela doença”, frisa o secretário de Saúde de Içara, Gustavo de Jesus.

Nova Veneza

As Unidades Básicas de Saúde da comunidade de Caravaggio, Centro, Bortolotto, São Francisco e São Bento Baixo estarão abertas das 8h às 17h. As doses já estão disponíveis para todos os grupos prioritários da campanha (confira na lista abaixo). Para recebê-las, é necessário apresentar Cartão do SUS e Carteirinha de Vacinação (se tiver).

“É extremamente importante as pessoas verem se estão no grupo prioritário, neste momento, e buscar a unidade de saúde mais próxima para receber o imunizante. A vacina é fundamental para prevenir a gripe. Por isso, ressaltamos para estes grupos não perderem a oportunidade de se vacinar”, comenta o secretário de Saúde, César Pasetto.

Siderópolis

Todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas das 8h às 12h e das 13h às 17h. Ainda será realizada a intensificação da vacinação contra o tétano e atualização das carteirinhas de vacina.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, visa aumentar a cobertura vacinal, protegendo a população contra a gripe. “Essa doença pode causar impactos significativos na saúde, especialmente em grupos mais vulneráveis. Além disso, a intensificação da vacinação contra o tétano contribuirá para a prevenção dessa doença bacteriana grave”, pontuou a secretária de saúde, Fernanda Frello.

Este ano a campanha será realizada em uma só etapa para todos os grupos prioritários. “Convidamos os moradores para aproveitar esta oportunidade para se vacinarem contra a influenza e o tétano, protegendo a si mesmos, suas famílias e a comunidade em geral”, convidou o prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro.

Cocal do Sul

No Dia D, a vacinação acontece nas unidades de saúde do município das 8h às 17h (exceto a unidade de Rio Comprudente, que será até às 12h).

Forquilhinha

No “Dia D” de vacinação contra gripe, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Para se vacinar, basta levar a carteira de vacina e um documento pessoal com CPF.

 

 

Quem pode receber a vacina?

– Trabalhador da saúde

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)

– Gestantes e Puérperas

– Professores do ensino básico e superior

– Povos indígenas

– Idosos com 60 anos ou mais de idade

– Quilombola

– Pessoas em situação de rua

– Profissionais das forças de segurança e salvamento

– Profissionais das Forças Armadas

– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais

independentemente da idade

– Pessoas com deficiência permanente

– Caminhoneiros

– Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso

– Trabalhadores portuários

– População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas

Você também pode gostar