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Rua de Criciúma será fechada para obras do Canal Auxiliar

A rua Artur Pescador será completamente bloqueada para a demolição da ponte e colocação das aduelas do canal

Devido às obras do Canal Auxiliar do Rio Criciúma, no bairro Santa Bárbara, o trânsito na rua Artur Pescador será interrompido a partir da próxima quarta-feira, dia 20. A terceira etapa da obra afeta diretamente a via, pois contempla a demolição da ponte para a colocação das aduelas do canal. Durante a realização dos trabalhos, a rua estará liberada, apenas, para o trânsito local, de moradores da área. Até o momento, os trabalhos interromperam somente a passagem de pedestres pela ponte, devido a movimentação de máquinas.

A liberação da via está prevista para o início de dezembro, mas pode sofrer alterações devido as condições climáticas. “Não haverão desvios alternativos durante a realização da obra, pois os motoristas que transitam por ali são, na sua maioria, moradores da localidade. A obra será executada pontualmente onde está a ponte, mas é necessário que as pessoas que transitarem por ali fiquem atentas as movimentações de maquinário pesado, para que não haja nenhum acidente”, explicou o gerente de Operações da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) de Criciúma, Adriano Batista da Silva. 

Além da demolição da ponte, a obra do Canal Auxiliar contempla, ainda, a realocação da rede de distribuição de água, gás e da rede coletora de esgoto, repavimentação parcial da via, construção de ensecadeiras, assentamento e vedação de aduelas, reestruturação da via sobre galerias pluviais, entre outros procedimentos. O investimento total da obra é de R$ 4.539.895,74, provenientes de convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF). 

Canal Auxiliar 

O Canal Auxiliar é uma obra de macrodrenagem do Rio Criciúma. O prolongamento em 150 metros do canal tem o objetivo de prevenir enchentes e aumentar a capacidade de vazão do rio. Segundo estudos, as enchentes que ocorriam com frequência na bacia, eram resultados do crescimento rápido da cidade. Sem uma obra de macrodrenagem há muito tempo, o solo foi se impermeabilizando. 

“A obra é essencial para prevenir alagamentos, solucionar problemas prejudiciais a saúde da população, ao meio ambiente e transtornos no trânsito. No trecho da ponte, o canal terá 13,6 metros de largura e 3,6 metros de altura”, afirmou o secretário municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Tita Belloli. 

Os trabalhos iniciaram atravessando a região central da cidade, em uma extensão de 1,7 mil metros, entre as ruas Mario da Cunha Carneiro e Vitório Serafim. Além da implantação do canal, foram construídas quatro pontes e realizado o desassoreamento do rio entre a Avenida Centenário e a rua Araranguá. Na segunda etapa, em 2017, a obra cobriu 780 metros do rio entre as ruas Vitório Serafim e Ângelo Peruchi, no bairro Santa Bárbara.

Foto: Divulgação
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