Rodada do Catarinense ocorre normalmente, mas coronavírus paralisa competições esportivas no Brasil e no mundo

Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo

O Joinville, adversário do Tigre neste domingo, às 16h, pela nona e última rodada da primeira fase do Campeonato Catarinense, seguindo as orientações da Prefeitura de Joinville, emitiu um comunicado recomendando que os torcedores acima de 60 anos não compareçam à Arena. No texto, o clube explica que “a medida visa, devido ao novo coronavírus, diminuir a permanência desse grupo, considerado de risco, em aglomerações”.

A Federação Catarinense preferiu manter a rodada da competição, em nota informou que: “Após acompanhar atentamente a entrevista coletiva de Sua Excelência o Senhor Governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, e do Secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, na manhã de hoje (sábado), em Florianópolis, onde manifestaram que o Governo do Estado decidiu não proibir a realização de nenhum evento privado, vem a público para esclarecer que estão mantidos todos os jogos válidos pela 9ª rodada do campeonato Catarinense de Futebol Profissional da Série “A” de 2020, a realizarem-se amanhã (hoj), dia 15/03/2020, às 16h, COM A PRESENÇA DE PÚBLICO, em cumprimento ao disposto no art. 20, da Lei no. 10.671/2003 – Estatuto de Defesa do Torcedor.”

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Diferente do que acontece aqui em Santa Catarina, no Brasil e no mundo a fora, entidades esportivas alteram seus calendários ou proibiram a presença de público nos eventos esportivos. Adiamentos de rodadas ou disputas, cancelamento de competições ou suspensões de campeonatos foram manchetes durante o decorrer da última semana, devido a propagação no coronavírus.

No futebol, Itália, França e Espanha foram as primeiras a suspender seus campeonatos nacionais. As duas próximas rodadas da LaLiga não serão realizadas porque o Real Madrid entrou em quarentena após um jogador de basquete do clube ter sido diagnosticado com o Covid-19. Como a Juventus também está na mesma situação, duas partidas da Champions League marcadas para a semana que vem também já foram adiadas: Manchester City x Real Madrid e Juventus x Lyon. O Campeonato Português também vai parar por duas rodadas, enquanto o Holandês não terá jogos realizados até o dia 31 de março.

Fora da Europa, as notícias não são diferentes. A Major League Soccer (MLS) também anunciou que não haverá nenhum jogo do torneio por um mês. Em seguida, foi a vez da Concacaf anunciar que a Liga dos Campeões da região também será paralisada por tempo indeterminado.

Na América do Sul, após a Argentina suspender as competições nacionais, a Colômbia também anunciou o adiamento da rodada do final de semana do campeonato nacional. Já o Paraguai decidiu manter o torneio em andamento, mas os jogos serão realizados com portões fechados nos próximos 15 dias. O Uruguai também suspendeu seu campeonato nacional.

Suspensão da Libertadores e adiamento das Eliminatórias para a Copa

Com a pandemia se alastrando pelo continente americano, a Conmebol decidiu suspender por tempo indeterminado a disputa da Taça Libertadores da América a partir da próxima semana. A entidade solicitou ainda, na noite da última quarta-feira, 11, o adiamento das duas primeiras rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar, em 2022. A Fifa respondeu autorizando o adiamento, sem novas datas previstas. O Brasil enfrentaria Bolívia e Peru nos dias 27 e 31 de março.

No tênis, após cancelar o Masters 1000 de Indian Wells, a ATP decidiu interromper as atividades do circuito mundial por seis semanas. Com isso, tudo que estava programado até a semana de 20 de abril não irá ocorrer. Na lista de torneios que não serão disputados estão também o Masters 1000 de Miami, o ATP 250 de Houston, o ATP 250 de Marrakesh, o Masters 1000 de Monte Carlo, o ATP 500 de Barcelona e o ATP 250 de Budapeste.

A Fórmula 1 e o Basquete também foram afetados 

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou o cancelamento do Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1, que aconteceria neste domingo (15), devido a pandemia do novo coronavírus. O GP abriria o temporada do campeonato de 2020. A decisão foi tomada após forte resistência das equipes em disputar a corrida.

Ao todo, quatro corridas do calendário 2020 foram adiadas até agora: Austrália, Barein, Vietnã e China. Segundo a Fórmula 1, é esperado que a temporada comecei no final de maio, mas isto mudar diante da propagação do novo coronavírus.

No basquete, além da NBA, que suspendeu por tempo indeterminado a temporada nesta quarta-feira (11), após um jogador do Utah Jazz ser diagnosticado com coronavírus, a EuroLiga também decidiu parar. Por fim, na sequência, foi a vez da Federação Internacional de Basquete (Fiba) anunciar que todas as competições sob seu guarda-chuva também estão suspensas.

A Superliga Feminina de Vôlei foi suspensa 

A poucas horas do inícios dos playoffs da Superliga feminina, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) decidiu pela paralisação de todos os jogos da competição, assim como do torneio masculino e também da Superliga B.

A medida tem duração inicial de 15 dias e faz parte do esforço de contenção da disseminação do coronavírus no país. A comissão de crise da CBV afirma ter se reunido com João Olyntho, um dos médicos das seleções brasileiras, e consultado o presidente do Minas Tênis Clube, Ricardo Vieira Santiago, representante de clubes da Confederação.

Confira como ficaram alguns campeonatos de futebol pelo Brasil e no Mundo: 

Pararam: 

Espanha, Itália, França, Áustria, Japão, Suíça, Eslováquia, China, Irã, Coreia, Vietnã, Tailândia, Espanha, Dinamarca, EUA, Colômbia, Uruguai, Equador.

Sem torcida:

Estaduais: Paulista, Carioca, Gaúcho, Mineiro, Paranaense, Pernanbucano, Cearense, Brasiliense, Goiano,

No mundo: Portugal, Alemanha, Grécia, Romênia, Bulgária, Polônia, Croácia, Bósnia, República Tcheca, Paraguai, Costa Rica, Marrocos, Emirados Árabes Unidos, México.

Jogos adiados:

Holanda, Estados Unidos, Inglaterra

Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo

coronavirus esporte, coronavirus futebol