O Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara, recebeu um verdadeiro presente no fim da tarde deste domingo da Divina da Misericórdia, 28, por ocasião da missa presidida pelo Arcebispo Emérito de Aparecida (SP), o Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis. Na missa concelebrada pelo Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, pelo reitor, padre Antonio Vander da Silva e diversos presbíteros, a réplica da imagem da Rainha e Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida foi entronizada no Santuário.
Dom Raymundo lembrou que a imagem da Conceição Aparecida é, portanto, a imagem de Maria grávida. “A missão de Maria é a de nos oferecer o Filho de Deus, o fruto bendito do seu ventre e do seu coração. A imagem não traz o Menino Jesus em seus braços, mas o traz em seu ventre e, com Ele, traz cada um dos filhos seus em seu coração. Que a Virgem da Conceição Aparecida nos ensine a nos entregar totalmente à vontade de Deus em nossa vida e a confiar sempre na misericórdia de Deus, que nunca se esgota, e que nos faça instrumento de seu perdão, da sua misericórdia no mundo de hoje”, disse Dom Raymundo.
Nas palavras do Papa Francisco, o Cardeal exortou todos a contemplarem, nas feridas do Cristo Ressuscitado, a misericórdia divina, e a manter os olhares fixos nele, que procura, espera e perdoa. “Que a Virgem da Conceição Aparecida nos ajude a ser misericordiosos com o nosso próximo, como Jesus é misericordioso com cada um de nós”, pediu.
Sobre o Santuário, Dom Raymundo exaltou a espiritualidade que convida o local. “Todo este complexo arquitetônico e religioso em honra e louvor ao Sagrado Coração de Jesus nos fala da misericórdia de Deus nosso Pai, manifestada em seu Filho Jesus Cristo, o rosto misericordioso de Deus Pai. O Santuário Sagrado Coração de Jesus tem sido um lugar onde Deus tem derramado, por meio de Jesus, nosso irmão, nosso Salvador, o tesouro de sua misericórdia. O Coração de Jesus é, para nós, sinal de uma entrega sem reserva, capaz de carregar sobre si todos os males e pecados, e as dores de todos nós”, continuou Dom Raymundo.
Ao final da solene celebração, Dom Jacinto Inacio Flach e padre Antonio Vander declararam sua gratidão a Dom Raymundo pela presença e pelo presente da imagem que veio do Santuário Nacional de Aparecida. A assembleia, conduzida pelo Cardeal, rezou a Consagração à Padroeira.