Notícias de Criciúma e Região

Região Sul se une pela manutenção da UTI e maternidade do Hospital São Donato

Objetivo é encontrar uma solução junto ao Governo do Estado e à Secretária de Saúde

Pela manutenção da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e da maternidade do Hospital São Donato, de Içara, lideranças políticas da Região Sul se reuniram na noite dessa quinta-feira, dia 30. Expectativa é que nos próximos dias seja agendada uma reunião com o governador do Estado, Jorginho Mello (PL) e a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, para que o contrato entre as partes seja renovado.

Por conta da não renovação do contrato, o hospital está desde de janeiro sem receber recursos do Estado. A situação é semelhante nos hospitais de Laguna e de Imbituba. Somando as três unidades, são 40 leitos de UTI, além da maternidade do São Donato, onde são realizados, por mês, uma média de 80 atendimentos. A falta de recursos ainda pode gerar a demissão de 70 colaboradores do hospital de Içara.

Ainda que o hospital esteja localizado na Região Sul, o encerramento dos serviços irá prejudicar toda Santa Catarina, é o que afirma Júlio De Lucca, diretor administrativo do Hospital São Donato. “O Governo do Estado está preocupado com as filas de alta complexidade, e por conta disso, pode acabar fechando 40 leitos de UTI na região, ficando também sem leitos de retaguarda. Era para estarmos discutindo sobre novos investimentos, não esse tipo de problema que retrocede os trabalhos”.

Duas reuniões sobre o assunto já foram realizadas com a Secretaria de Estado da Saúde, mas ainda assim, segue a indefinição quanto ao futuro dos serviços oferecidos pelo hospital. “A secretária falou que ia encontrar uma solução, mas até o momento não fomos informados de nada. Caso não haja reavaliação a respeito desses convênios para custeio, os serviços serão encerrados dia 1º de maio”, disse De Lucca.

O entendimento da prefeita de Içara, Dalvânia Cardoso (PP), sobre a questão é de que o que deveria estar em pauta era o desenvolvimento e não o retrocesso do hospital. “Com o momento do hospital, sua ampliação e novos atendimentos que serão realizados, não podemos deixar retroceder, pois a entidade hospitalar serve não apenas Içara, mas toda a região”.

A iniciativa do encontro foi da Câmara de Vereadores de Içara e na visão do presidente da casa, Max Luiz (PL), a mobilização teve um resultado positivo.  “Conseguimos reunir muitas lideranças da região. Vamos aguardar o encontro dos deputados com a Secretária de Saúde, e continuaremos mobilizados e atentos com os desdobramentos referentes aos serviços hospitalares”, pontuou.

O encontro contou com a presença dos deputados estaduais José Milton Scheffer (PP) e Tiago Zili (MDB), representantes do deputados federais Ricardo Guidi (PSD), Daniel Freitas (PL), Júlia Zanatta (PL) e Geovania de Sá (PSDB), além de diversos secretários de saúde dos municípios da região.

Região Sul se une pela manutenção da UTI e maternidade do Hospital São Donato
Foto: Mariéli Salvador

Você também pode gostar