Protagonismo feminino no Poder Judiciário é tema de palestra
Corregedora-geral da Justiça do TJSC, desembargadora Denise Volpato, é a palestrante
A corregedora-geral da Justiça do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargadora Denise Volpato, fará uma palestra, nesta quarta-feira, dia 27, sobre o protagonismo feminino no Poder Judiciário. Magistrada em Santa Catarina desde 1988, a desembargadora Denise é a quarta mulher a ocupar o cargo de corregedora-geral da Justiça no TJSC. No encontro, a magistrada vai relatar a rotina jurisdicional à frente da corregedoria e destacar detalhes da carreira até chegar ao cargo que exerce hoje.
📲Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
O evento, aberto ao público, é uma promoção da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc) e será realizado no salão do júri da comarca de Criciúma a partir das 19h. “A presença feminina no Direito só cresce, por isso falar sobre a inclusão e o papel das mulheres na direção do Tribunal e na atuação forense é superimportante nos dias atuais. Estamos convidando todos os alunos, egressos e operadores do Direito da região para participar deste evento”, explica Eduardo Passold Reis, juiz e diretor de Ensino da Esmesc.
De acordo com dados publicados pelo Conselho Nacional de Justiça em 2019, a participação feminina no Poder Judiciário cresceu nos últimos 10 anos. Em 2008 as mulheres ocupavam 21% dos cargos na Justiça Estadual, e uma década depois esse percentual subiu para 35%. Em Santa Catarina, as mulheres representam 37% da magistratura de primeiro grau e 15% da de segundo grau.