NotĂ­cias de CriciĂșma e RegiĂŁo

Programa de ResidĂȘncia Multiprofissional da Unesc forma 26 novos profissionais

ApĂłs dois anos, eles concluĂ­ram as residĂȘncias em Atenção BĂĄsica e SaĂșde da FamĂ­lia, alĂ©m da SaĂșde Coletiva e SaĂșde Mental, Atenção e Reabilitação Psicossocial

ApĂłs ver os dois filhos crescidos, Cristiane De Martin ingressou na Universidade. Aos 40 anos de idade, ela decidiu iniciar uma jornada no curso de Educação FĂ­sica da Unesc. O diploma de Ensino Superior foi uma conquista para ela, que tomou gosto pela ĂĄrea e decidiu iniciar o Programa de ResidĂȘncia Multiprofissional. ApĂłs dois anos de dedicação, nesta quarta-feira, di 28, ela recebeu um novo certificado.

“Foram anos maravilhosos em que pude trabalhar com o Sistema Único de SaĂșde (SUS), em que conheci os fluxos, processos e serviços. Foi incrĂ­vel”, salienta Cristiane que pretende atuar como personal trainer.

Ao lado dela estavam outras 25 pessoas que se formaram nas residĂȘncias de Atenção BĂĄsica e SaĂșde da FamĂ­lia, alĂ©m da SaĂșde Coletiva e SaĂșde Mental, Atenção e Reabilitação Psicossocial.

Cerca de 470 formados na ResidĂȘncia da Unesc

Ao longo da histĂłria, o Programa de ResidĂȘncia Multiprofissional da maior Universidade ComunitĂĄria do Sul catarinense jĂĄ formou aproximadamente 470 pessoas. “A Unesc, como Universidade ComunitĂĄria, tem o compromisso da formação de excelĂȘncia, e isso nĂŁo Ă© diferente na saĂșde, um setor tĂŁo importante e que necessita de toda a atenção necessĂĄria para contribuir com os cidadĂŁos de nossa regiĂŁo. Tenho certeza que o municĂ­pio de CriciĂșma e a população irĂŁo ganhar muito com estes novos profissionais que saem da residĂȘncia preparados para atuar no mundo do trabalho”, salientou a prĂł-reitora de Ensino, Graziela Amboni. “Agora, vocĂȘs saem daqui diferentes, entĂŁo trabalhem conosco, na nossa regiĂŁo. A Unesc estĂĄ sempre de portas abertas. Para quem foi Ă© nosso egresso de graduação, para quem foi nosso regresso de residĂȘncia, aqui sempre vai ser a casa de vocĂȘs”, acrescentou.

Ao todo, a Unesc jĂĄ promoveu 15 formaturas de ResidĂȘncia em Atenção BĂĄsica e SaĂșde Coletiva e quatro de SaĂșde Mental.

A coordenadora da ComissĂŁo das ResidĂȘncias Multiprofissionais, Lisiane Tuon, enfatizou a parceria com o Governo Municipal de CriciĂșma, por meio da Secretaria de SaĂșde, que oportunizou a experiĂȘncia dos residentes. “Esta junção da Unesc e do MunicĂ­pio de CriciĂșma oportuniza a superação de obstĂĄculos. Esta turma de formandos era realmente muito dedicada, organizada, sendo a primeira a atuar na Unidade BĂĄsica de SaĂșde do Centro. Eles estruturaram todos os serviços e fizeram isso de forma perfeita. Que bom que muitos jĂĄ estĂŁo alocados no mercado de trabalho. Eu espero que todos tenham muito sucesso e continuem tendo essa relação com a Unesc. Obrigado tambĂ©m a todos os colegas tutores e professores pelo empenho”, relatou.

Via de mĂŁo dupla

“O profissional residente faz a diferença na rede de saĂșde”. A frase do diretor Executivo da Secretaria de SaĂșde de CriciĂșma, Deivid de Freitas, mostra como a parceria Ă© positiva tambĂ©m para o MunicĂ­pio. “Sabemos que os residentes tĂȘm capacidade para solucionar diversas situaçÔes e sempre contamos com eles. NĂłs temos vĂĄrios fluxos que saĂ­ram da ResidĂȘncia e que geraram Ăłtimos resultados”, mencionou.

VocĂȘ tambĂ©m pode gostar