Notícias de Criciúma e Região

Programa de pesquisas científica, tecnológica e de inovação terá investimento de R$ 3,9 milhões

Investimento será realizado em parceria pela Fapesc e a Acafe

Apoiar propostas de pesquisas científica, tecnológica e de inovação, visando o desenvolvimento econômico sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos catarinenses. Esse é o objetivo do Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação de Apoio aos Grupos de Pesquisa da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) lançado na última terça-feira, dia 13, durante a posse da nova diretoria da associação.

O apoio à pesquisa é feito com investimento pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e a Acafe, que, juntas, vão investir R$ 3,9 milhões nos grupos de pesquisa de nove Instituições de Ensino Superior (IES). Esse é o edital de chamada pública de número 54 lançado pela Fapesc em 2022, superando o recorde de 50 chamadas, realizadas no ano passado.  

A superação dos números do ano passado mostram um pouco do que é a gestão do presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen.“A minha equipe inclusive fica de cabelo em pé quando eu gero os desafios, mas são desafios importantes para o desenvolvimento do estado. Como é o caso deste edital que acabamos de lançar  em parceria com o Sistema Acafe. Os recursos servirão para apoiar a pesquisa nas universidades que aderirem à chamada”, afirma o presidente.

Fábio Zabot Holthausen, presidente da Fapesc, em entrevista ao Portal Litoral Sul, durante posse da Acafe | Foto: Heitor Carvalho/Portal Litoral Sul

 

Fazem parte da chamada pública, Unesc, Uniarp, Unibave, Unidavi, Uniplac, Univali, Univille, Unochapecó e Unoesc. As instituições já estão autorizadas a lançar editais internos para submissão, avaliação, classificação e seleção das pré-propostas de projeto de pesquisa, permitindo a ampla participação e isonomia. Posteriormente, as propostas selecionadas precisam ser submetidas na plataforma da Fapesc, entre os dias 4 e 17 de abril. Clique aqui para acessar o edital.

Programas de internacionalização

Ainda durante a cerimônia, a nova presidente da Acafe, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta e o presidente da Fapesc, Fábio Holthausen, assinaram um Memorando de Entendimento. Uma ação que é fruto da Missão Japão/Singapura 2022, onde representantes das instituições de ensino catarinense visitaram os países asiáticos.

Programas de internacionalização
Luciane Ceretta, presidente da Acafe, assina memorando sob os olhares atentos do presidente da Fapesc, Fábio Holthausen | Foto: Divulgação4

 

A partir deste documento, serão elaborados ações e programas de internacionalização visando a interação das universidades, centros de inovação, incubadoras de empresas, parques científicos, tecnológicos, e de inovação, organizações e instituições de outros países para criar modelos de gestão, ensino, pesquisa, inovação, cooperação e interação, permitindo sua aplicação nas práticas das instituições de Santa Catarina no enfrentamento de novos desafios regionais, nacionais e mundiais, na formação de talentos, geração de conhecimento e solução de demandas da sociedade.

Você também pode gostar