Procon de Criciúma elabora dicas para comprar com segurança na Black Friday

Idealizada nos Estados Unidos, a Black Friday, considerada uma das mais importantes datas de vendas de produtos, promete movimentar o comércio nesta sexta-feira (23) também aqui no Brasil. Para orientar os consumidores e evitar transtornos, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, Procon de Criciúma, elaborou dicas para os moradores aproveitarem a data com segurança.

A orientação, de acordo com o coordenador executivo do Procon de Criciúma, Gustavo Colle, é elaborar pesquisas antes de adquirir uma determinada mercadoria, visto que a Black Friday pode apresentar propagandas enganosas. “É viável que o cidadão avalie a necessidade de efetivar uma compra específica, deixando o impulso de lado. Caso concretize a compra, a pessoa deve exigir a nota fiscal e avaliar a garantia estendida”, reforça.

Conforme análise realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 39% dos consumidores pretende comprar durante a Black Friday. De acordo com a pesquisa, grande parte das vendas deve ser online. “O consumidor precisa ter um cuidado a mais em compras pela internet. É essencial verificar a origem e o nível de satisfação dos clientes de um determinado site de vendas. O internauta deve conferir se o site é brasileiro para não resultar em custos extras e evitar problemas jurídicos, pois cada país possui suas regras do Código do Consumidor”, destaca Colle.

Outra dica para se proteger, é guardar provas como fotos e encartes para constatação e formalização de uma possível denúncia. “Quanto mais elementos tivermos para provar a irregularidade, mais consistente e mais fácil será enquadrar as empresas que estão cometendo as infrações”, finaliza.

R$ 2,1 bilhões em vendas

No Brasil, a Black Friday é realizada desde 2011. O evento ocorre na última sexta-feira de novembro e proporciona descontos em produtos de diversos segmentos. Segundo o Busca Descontos, entidade administradora da página eletrônica oficial da Black Friday no Brasil (www.blackfriday.com.br), em 2017, o evento atingiu R$ 2,1 bilhões em vendas.

Mais informações podem ser consultadas pelo site do Procon de Criciúma, através do link www.criciuma.sc.gov.br/procon, ou na sede do órgão, situado na rua Henrique Lage, n° 267, no Centro. Dúvidas também podem ser solucionadas pelo telefone (48) 3445-8522. O Procon atende de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.

Outras dicas do Procon para comprar na Black Friday:

– Verificar com o vendedor se o produto é único (mostruário)

– Conferir a política de troca do fornecedor

– Ficar atento ao prazo de entrega

– Verificar (sempre) a responsabilidade do pagamento do frete para entrega

– Possuir cuidado para acessar links de ofertas recebidos por e-mail. Podem não ser confiáveis

home_destaque