Notícias de Criciúma e Região

Primeiros dias de rotativo em Criciúma apontam que aplicativo é a melhor alternativa

Desde o dia 1º deste mês, já está em funcionamento o novo sistema de cobrança

Há onze dias está em funcionamento o novo sistema de estacionamento rotativo de Criciúma. Antes de começar a cobrança, os motoristas ainda passaram por um período de adaptação, tendo em vista o novo método utilizado ser completamente digital. Dentre as diversas formas de pagamento disponibilizadas, o aplicativo é a melhor alternativa. 

O novo sistema é completamente digital, diferente do modelo antigo que os motoristas deixavam um papel no painel do carro. Quando o motorista estacionar o carro, pode pagar pelo tempo que será utilizado por meio de pix, cartão de crédito ou débito, diretamente pelo aplicativo da Gerestar, em um dos Parquímetros instalados nas ruas ou comprar crédito nas lojas conveniadas. Quem tiver alguma dificuldade, ainda pode pagar diretamente para um dos monitores, que ficam pelas ruas da região. O valor do novo rotativo é R$ 2,50 por hora de uso da vaga. 

Administrado pela empresa Gerestar, os primeiros dias do nosso sistema de cobrança têm funcionado bem,  conforme já era previsto pela Diretoria de Trânsito e Transporte. “Os motoristas estão se adaptando bem ao novo sistema até o momento. Tivemos bastante adesão ao aplicativo, o que é muito positivo, pois facilita e agiliza o pagamento”, explicou o coordenador do setor de Planejamento da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), Frank Bez Fontana. 

Foto: Caroline Sartori/Portal Litoral Sul

Nas principais ruas do Centro, é possível ver que os motoristas estão aderindo ao pagamento através do aplicativo da Gerestar. “É a primeira vez que estou usando. Achei mais prático pois às vezes não encontra os monitores, então assim ficou melhor. No caminho baixei o aplicativo, cadastrei a placa e já fiz o pagamento”, disse a Engenheira Civil, Camila Costa. 

Fiscalização

Além dos monitores, um veículo com tecnologia OCR (sigla em inglês para reconhecimento ótico de caracteres) ajudará no monitoramento. O carro, equipado com câmeras, transitará pelas ruas “lendo” as placas dos carros e verificando se o mesmo está registrado e com a vaga paga. Em caso de irregularidade, o sistema notifica os agentes de trânsito, que realizam a autuação.

Leia mais:

Entenda a diferença entre Zonas Azul e Verde do rotativo de Criciúma

Você também pode gostar