Notícias de Criciúma e Região

Previna-se: veja a programação da campanha Julho Amarelo em Criciúma

Em 2022, o Programa Municipal de Atenção às Hepatites Virais realizou 41 mil testes rápidos em Criciúma

Conscientizar e orientar a população sobre as hepatites virais, como também, contribuir para a sua eliminação até 2030. Esta é a meta da campanha Julho Amarelo, lançada nesta semana pela Secretaria de Saúde de Criciúma. Em 2022, o Programa Municipal de Atenção às Hepatites Virais realizou 41 mil testes rápidos em Criciúma.

“É fundamental que as pessoas saibam as informações que estamos repassando nessa campanha, para terem em mente as formas de transmissão e, também, os meios de prevenção. O Julho Amarelo é um mês que reforça a importância da população de fazer os testes para que tenham um diagnóstico precoce”, destaca o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

O gerente de vigilância em Saúde de Criciúma, Samuel Bucco, informa que se trata de doenças silenciosas causadoras de inflamações no fígado. “Se não tratadas oportunamente, podem evoluir para cirrose, ou até mesmo para um câncer hepático”, alerta.

A programação do Julho Amarelo contará com quatro datas importantes. Durante o mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizarão diversas ações em suas áreas de abrangência. Na Unesc, até esta sexta-feira, 7, serão realizadas séries de testagens e orientações para os universitários. Em seguida, durante os dias 26 e 27, o Hospital São José (HSJ) ofertará, no Paço Municipal Marcos Rovaris, testes rápidos para os profissionais de saúde da prefeitura.

O que é o Programa Municipal de Atenção às Hepatites Virais?

O município de Criciúma conta, desde 1994, com o Programa Municipal de Atenção às Hepatites Virais, serviço ligado à Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. Este programa de atenção especializada serve para acompanhar e prestar atendimentos gratuitos a pacientes diagnosticados com a doença.

“O nosso programa é referência em Santa Catarina, várias cidades catarinenses não possuem essa referência na região e, muitas vezes, precisam encaminhar seus pacientes para Florianópolis. Em Criciúma é diferente. Nossos pacientes são tratados aqui por profissionais médicos e de enfermagem especialistas e qualificados. É um trabalho de ponta e que viemos aprimorando cada vez mais, inclusive, com a inauguração de um Centro de Vigilância em Saúde, projetado e equipado para os nossos serviços”, finaliza Bucco.

Você também pode gostar