Notícias de Criciúma e Região

Prefeitura de Urussanga justifica demissões em massa e sindicato questiona decisão

Mais de 50 servidores de diversas Secretarias e Órgãos foram desligados nesta quinta-feira,28

Com a justificativa de medidas de contenção em função da redução da arrecadação do município, a Administração Municipal de Urussanga anunciou ontem, 28, a demissão de mais de 50 servidores. Além disso, estão previstos cortes de pagamento de gratificações, de horas extras, e adoção de turno único, em alguns setores.

Em comunicado, a Administração Municipal ainda afirma que “ todos os esforços estão sendo feitos para que os serviços se mantenham com o padrão de excelência praticado até hoje, especialmente, nos setores da Saúde, Educação e Assistência Social, que lidam diretamente com as necessidades mais sensíveis da nossa população”, diz o texto.

Por outro lado, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Criciúma (Siserp), Jucélia Vargas, destaca que foi uma grande irresponsabilidade da Administração Municipal. “Quando há demissão de um grande número de servidores, não é somente os que foram demitidos que são prejudicados é a população que de alguma forma vai ficar sem esses serviços. A prefeitura justifica com a redução de recursos , mas isso não aconteceu do dia para noite, poderiam ter antecipado aos servidores essa possibilidade para não serem pegos de surpresa”, destaca a presidente do sindicato. 

Ainda segundo ela, cabe agora buscar orientação jurídica e psicológica aos demitidos e diálogo com a prefeitura. “Na próxima quinta-feira, 5, faremos uma assembleia com os servidores, pois ainda temos o reajuste retroativo a maio que deveria ter sido pago na folha de julho”, informou.

Leia o comunicado da Administração Municipal na íntegra:

A Administração Municipal de Urussanga, comunica a toda população que, em virtude da significativa redução da arrecadação do município, decorrente do momento econômico por que passa o país e da queda dos repasses governamentais, medidas de contenção e redução de despesas estão sendo adotadas, com o objetivo de preservar os serviços públicos oferecidos à população de Urussanga.

São medidas como cortes de pagamento de gratificações, de horas extras, a adoção de turno único, em alguns setores, e uma redução de pessoal entre 8% e 9%, em todas as secretarias municipais.

Todos os secretários da prefeitura participam e corroboram com as medidas de redução de despesas, por conta de que são ações preventivas e que objetivam a garantia da prestação dos serviços públicos aos cidadãos e cidadãs urussanguenses.

De todas as medidas que precisam ser adotadas, o desligamento de pessoas do quadro funcional é o mais doloroso e indesejável de tudo. Porém, cumpre à Administração Municipal dar prioridade ao atendimento à população e para isso, mesmo medidas desagradáveis precisam ser colocadas em prática, para que os serviços essenciais à população possam ser preservados.

De outra forma a Administração Municipal afirma que todos os esforços estão sendo feitos para que os serviços se mantenham com o padrão de excelência praticado até hoje, especialmente, nos setores da Saúde, Educação e Assistência Social, que lidam diretamente com as necessidades mais sensíveis da nossa população.

Da mesma forma, cumpre-nos agradecer a dedicação, o empenho e o comprometimento de todos os servidores que estão sendo desligados, neste momento. A todos, indistintamente, nossa eterna gratidão.

Assim como também, agradecemos aos servidores que terão de redobrar seus esforços e seu empenho para manter os serviços públicos, mesmo com a redução de pessoal.

Entendemos e esperamos que esta seja uma situação momentânea e que, em breve, sejam normalizados os repasses, que são de direito do nosso município e que são fundamentais para a manutenção do atendimento à nossa população em todos os setores.

Por isso, queremos informar à população de Urussanga que tudo o que está sendo feito é para garantir os serviços. Estamos confiantes de que essa situação é passageira e que em breve estará normalizada.

Seguimos firmes e convictos de que nossa missão é a de servir à população de Urussanga, com todo o nosso comprometimento e com toda a nossa dedicação. Com a força e a compreensão de todos, Urussanga vai atravessar esse momento difícil que, como é evidente, não foi construído por nenhum de nós, mas que nos cabe enfrentá-lo com responsabilidade, lealdade com nosso povo e com coragem.

Administração Municipal

 

Prefeitura de Urussanga faz demissão em massa

Você também pode gostar