Pessoas com sintomas da Covid-19 devem permanecer isoladas, mesmo com testes negativos

Secretaria de Saúde de Criciúma repassa recomendações para positivados

A orientação, da Secretaria de Saúde de Criciúma, é que todas as pessoas com sintomas comuns da Covid-19 cumpram de 10 a 14 dias de isolamento social, conforme orientação médica e gravidade da situação. A medida continua valendo mesmo que os testes de antígeno ou PCR indiquem negativo para o coronavírus.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

“Se o paciente tem sintomas, ele deve ficar isolado e seguir uma série de recomendações. Caso alguns dos testes deem negativo, ele precisa continuar em isolamento, porque o vírus ainda pode estar ativo. Acontece em alguns casos de a coleta estar no dia errado ou ter uma quantidade muito pequena do vírus e acabar não sendo identificada pelos testes”, explicou a bioquímica responsável técnica e coordenadora do Laboratório Municipal de Criciúma, Andréa Goulart de Oliveira.

O órgão também orienta que os pacientes positivados e que residem com familiares devem adotar medidas para evitar a proliferação do coronavírus. Entre elas, está a permanência em quarto individual e ventilado, a utilização de máscara – preferencialmente cirúrgica e descartável, a higienização frequente das mãos com água e sabão e álcool em gel, o uso exclusivo roupas de cama, toalhas, utensílios (talheres, pratos, copos, escovas de dentes), etc.

TeleCovid

A população também pode obter mais informações pelo TeleCovid 156.

Testes

O município disponibiliza gratuitamente, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), o teste PCR e o antígeno. “São diferentes, mas os dois extraem o RNA do vírus e nós o pesquisamos diretamente, após a coleta com swab, popularmente conhecido com o do cotonete”, informou Andréa.

 

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo. Inscreva-se agora!

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.