Notícias de Criciúma e Região

Moacir Sopelsa no comando do Governo: um prêmio ao experiente deputado estadual

O deputado estadual Moacir Sopelsa (MDB) irá ser empossado no comando do Governo do Estado, neste sábado (20), às 10 horas, no Teatro Governador Pedro Ivo, em Florianópolis. O ato terá o prestígio de inúmeras lideranças especialmente convidadas. Há quem diga que é uma espécie de prêmio pela sucessão de atos em favor da aliança do partido dele com Carlos Moisés (Republicanos). Na verdade, conforme informações, havia uma espécie de acordo para este acontecimento na vida do deputado, incluindo nele, a bancada do MDB. Sopelsa não vai mais disputar a condição de deputado, e pretende se afastar da vida pública. Porém, deverá continuar atuando nos bastidores da política catarinense, e participar das decisões do partido.

Convite futuro

Fontes comentam também que Moacir Sopelsa poderá aceitar convite de Carlos Moisés, caso se reeleja, para assumir uma Secretaria de Estado. Obviamente, se a nova gestão se confirmar, inclusive, com abertura para outros nomes do MDB. É também um reconhecimento pelo apoio da bancada nos processos de impeachment sofridos pelo Governador. Desde a passagem desses processos o MDB passou a ter voz ativa no Governo. A posse de Sopelsa no Governo acontece porque a vice-governadora Daniela Heinehr é candidata a deputada federal pelo PL, e não pode assumir, em razão do licenciamento de Carlos Moisés. Se assumisse, perderia o direito de seguir como candidata da deputada federal.

A continuidade dos debates

Foto: José Somensi/ND

A sequência de debates tem oportunizado aos principais candidatos ao Governo do Estado, a apresentação de suas ideias. O mais recente propiciado pela ND+ trouxe um formato diferente, americanizado, tendo somente a mediação de um profissional, em que os candidatos falaram sobre temas sorteados e de frente para o adversário político, igualmente sorteado. Participaram os candidatos que têm no mínimo cinco parlamentares no Congresso Nacional. Assim, a regra oportunizou a participação de Décio Lima (PT), Esperidião Amin (PP), Gean Loureiro (UB), Jorge Boeira (PDT), Jorginho Mello (PL), Carlos Moisés (Republicanos), Odair Tramontin (Novo) e Ralf Zimmer (Pros).

Exposição de ideias

O formato evitou o embate direto entre os candidatos, embora tenham sobrado algumas farpas, de parte de alguns. Destaco a participação de Ralf Zimmer (Pros). Foi incisivo nas falas e mostrou que entende de gestão pública. Por sua vez, o candidato à reeleição Carlos Moisés, foi pragmático, no geral, seguindo à risca o estratagema de marketing, inclusive, vestindo a jaqueta que lembra o presidente da Ucrânia. O petista Décio Lima, em primeiro lugar esforça-se em dar palanque e notoriedade ao presidenciável Lula. Os demais seguiram se comportando a partir de suas peculiaridades, caso, por exemplo, de Gean Loureiro, que seguidamente exemplifica os feitos na Capital enquanto prefeito, para justificar projetos de uma futura gestão no governo. A gama de assuntos foi satisfatória, com abertura até mesmo para o saneamento básico e a cultura.

Jorginho Mello que ampliar o Pronamp ao meio rural

Foto: Comunicação Jorginho

Como se sabe o senador e candidato ao Governo de SC, Jorginho Mello (PL), foi o criador do Pronamp, uma forma de financiamento para custeio e investimentos, e que ajudou a amenizar os impactos em meio à pandemia. A ideia dele é a de estender o benefício aos produtores rurais. Segundo Jorginho, a proposta é a de oferecer um auxílio financeiro para que o produtor possa melhorar as benfeitorias em sua propriedade, com uma linha de crédito a baixo custo. Durante a pandemia, o Pronamp viabilizou mais de R$ 4 bilhões e ajudou mais de 70 mil empresas, mantendo mais de 750 mil empregos apenas em Santa Catarina. “Eu quero dotar as propriedades de recursos para que elas tenham mais condições de sobreviver em meio às dificuldades que possam aparecer” afirmou Mello. Uma outra proposta de Jorginho para agricultura de Santa Catarina é a criação do Programa Safra Cheia, em parceria com o Governo Federal, assegurando ao produtor 100% da sua produção, de forma subsidiada.

Etc & Tal

  • A Frente Democrática em Santa Catarina (PT, PSB, PCdoB, PV e Solidariedade) fará o lançamento do Comitê Lula, Décio e Dário. O ato será realizado nesta sexta-feira (19), às 17 horas, em São Miguel do Oeste. Também estarão presentes o coordenador da campanha Lula e Décio em Santa Catarina, Gelson Merisio, e o suplente ao Senado, José Frisch, além dos candidatos da região.
  • A deputada estadual e candidata Paulinha inaugura comitê central em Bombinhas nesta quinta, dia 18, às 20h. Na cidade, ela foi primeira mulher a ser eleita vereadora e depois a primeira mulher eleita para ser prefeita por duas vezes seguidas do município. Paulinha administrou Bombinhas em 2012 e foi reeleita em 2016. Como deputada foi a quinta mais votada em 2018, com 51.739 votos.
Você também pode gostar