NotĂ­cias de CriciĂșma e RegiĂŁo

Deputada catarinense se reĂșne com o ex-presidente Jair Bolsonaro nos EUA

A deputada federal JĂșlia Zanatta (PL-SC) participou na sexta e no sĂĄbado, dias 3 e 4 de março, da ConferĂȘncia de Ação PolĂ­tica Conservadora (CPAC) nos EUA a convite do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), um dos palestrantes do evento. E foi nesta ocasiĂŁo em que ela manteve contato com o ex-presidente Jair Bolsonaro, que tambĂ©m falou ao pĂșblico presente no evento. Zanatta comentou que Bolsonaro falou sobre o Decreto de Lula que revogou suas açÔes no avanço da liberdade de autodefesa no paĂ­s e afirmou que “um povo armado jamais serĂĄ escravizado”. Por sua vez, a deputada lembrou ao ex-presidente que segue buscando as assinaturas para aprovar o Requerimento de UrgĂȘncia de votação do PDL 03/2023, que revoga o Decreto ilegal de Lula. Salientou que a luta do presidente Bolsonaro continua firme e que nĂŁo vai abandonar os princĂ­pios conservadores e nem desistir.

SecretĂĄrio de Turismo

O governador Jorginho Mello deu posse na sexta-feira, 3, ao novo secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, na Casa d’Agronîmica. Foto: Cristiano Andujar / Secom

Ao decidir pela ampliação do poder de trabalho, transformando a Santur, que nada mais era do que um AgĂȘncia de Turismo, em Santa Catarina, numa Secretaria, interpreto que o governador Jorginho Mello (PL) queira dar uma novo contexto na condução de um dos setores que mais emprega e gera dividendos no Estado. É de se esperar uma atenção diferenciada, e que a mudança de status possa impulsionar ainda mais um dos segmentos que ainda sofre com os reflexos da pandemia, e que busca a total recuperação. Na sexta-feira (03), conheci o recĂ©m empossado secretĂĄrio de Estado de Turismo, Evandro Neiva, durante a abertura da 9ÂȘ Vindima de Altitude, em SĂŁo Joaquim. Vontade de trabalhar nĂŁo lhe falta. AlĂ©m disso, conta com a experiĂȘncia de ter atuado no segmento, no municĂ­pio de ItajaĂ­.  Seja como for, muito cedo, portanto, para traçar um perfil geral de como irĂĄ se suceder o trabalho dele, em todo o Estado, no trato do carente setor em Santa Catarina.

Reforma tributĂĄria

Santa Catarina discute Reforma Tributåria e finanças dos Estados na sétima edição do Cosud / Foto: Roberto Zacarias / Secom

Os estados tambĂ©m estĂŁo tratando sobre o tema reforma tributĂĄria. Na semana passada, na quinta e na sexta-feira, 2 e 3, Santa Catarina participou de um dos painĂ©is e grupos de trabalho destacando o assunto que trata das finanças dos estados. A exposição do tema ocorreu durante a 7ÂȘ edição do ConsĂłrcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), no Rio de Janeiro. Para as discussĂ”es, alĂ©m do governador Jorginho Mello, estiveram com ele no evento os secretĂĄrios de Estado Cleverson Siewert (Fazenda), Edgar Usuy (Planejamento), MoisĂ©s Diersmann (Administração) e Carmen Zanotto (SaĂșde). Por hora, o assunto estĂĄ no campo do debate. PorĂ©m, hĂĄ preocupação quanto aos impactos da Reforma TributĂĄria que se alinha nacionalmente. Por outro lado, as autoridades e tĂ©cnicos dos sete Estados que integram as duas regiĂ”es entendem que o novo modelo tributĂĄrio em discussĂŁo simplificaria o atual sistema, reduzindo a carga de impostos e aumentando a arrecadação. Durante o evento tambĂ©m foi defendida a criação de um fundo de compensação de perdas de Estados e municĂ­pios, assim como a mudança de tributação do ICMS da origem para o destino. Todos destacaram ser um tema urgente para o paĂ­s, que tem mudanças expressivas sendo trabalhadas, com reflexos na economia, na população catarinense e no Brasil como um todo, e, por isso, a importĂąncia do debate, tambĂ©m entre os estados.

VocĂȘ tambĂ©m pode gostar