Notícias de Criciúma e Região

Diplomacia e diálogo na abertura da transição do governo em SC

A transição de governo em Santa Catarina está sendo tratado com cuidado e a seriedade que a questão merece. Ontem, segunda-feira (07), em reunião no Centro Administrativo, o trabalho teve início com a apresentação das equipes do governador Carlos Moisés (Republicanos), e do eleito, Jorginho Mello (PL). De parte de Jorginho Mello, integram a lista cerca de 14 os nomes, sob a coordenação do ex-prefeito de Luzerna, Moisés Diersmann. Neste primeiro momento, o secretário de Estado da Casa Civil, Juliano Chiodeli, e o secretário-geral de governo, Coronel Márcio Ferreira lideraram o andamento do processo. Participaram ainda secretários e representantes de outras pastas do atual governo, e claro, integrantes da equipe de transição de Jorginho. Nada deverá ser deixado de lado. Com uma equipe de cinco integrantes, o governo irá repassar todas as informações possíveis, a partir dos encontros que serão rotineiros a partir da agora. Tudo dentro da melhor diplomacia.

Manifestos prosseguem

Foto: Ricardo Trida / Estadão conteúdo

Protestos contra o retorno de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na Presidência, continuam em vários estados do Brasil. Queiram ou não, fazem parte da democracia. Em pelo menos 11 estados incluindo Santa Catarina, há registro de manifestantes nas ruas. Muitos deles próximos a batalhões das Forças Armadas. A condução do processo eleitoral, o medo da aproximação com países da esquerda e o Brasil cair num rumo semelhante a países vizinhos, também acompanham a pauta dos manifestantes.

 

Relatório

Por outro lado, ontem, segunda-feira (7), surgiu a informação de que o Ministério da Defesa irá divulgar e encaminhar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quarta-feira, 9, o relatório originado num trabalho de fiscalização do sistema eletrônico de votação das eleições 2022. O procedimento foi feito por uma equipe de técnicos militares das Forças Armadas. Há dias, especulações a respeito desse documento ocupam as redes sociais. Segundo consta, o relatório é uma espécie de atestado das votações, do primeiro e segundo turnos.

Comenda do Legislativo

Todos os anos, os deputados estaduais entregam honrarias a personalidades e instituições que se destacaram por seu compromisso social e empreendedorismo em prol de Santa Catarina, escolhidas a dedo por cada parlamentar. Sendo assim, 39 empresários, entidades e personalidades das mais diversas áreas de atuação no estado serão homenageados no dia 21 de novembro, às 19h, em sessão solene, com a outorga da Comenda do Legislativo Catarinense, considerada a mais alta honraria concedida pelo Parlamento.

Você também pode gostar