Notícias de Criciúma e Região

Parada LGBTQIA+ ocorre em Criciúma: ‘O amor vence’, diz cartaz

A 4ª Parada LGBTIA+ ocorreu na Rua da Gente no Parque das Nações Cincinato Naspolini em Criciúma

Ao chegar no Parque das Nações na tarde deste domingo, dia 10, as bandeiras e as cores já avisam que ali, na Rua da Gente, seria a terra da diversidade. No local ocorreu a 4ª Parada LGBTQIA+ de Criciúma. Em meio a mutidão de cerca de 3 mil pessoas, Jéssica Cionek de 27 anos segurava um cartaz que em poucas palavras dizia muito: “O amor vence. Seja um aliado”.

J̩ssica Cionek acredita que ̩ importante apoiar e estar presente no evento РFoto: Lucas Colombo/Portal Litoral Sul

“Temos que celebrar o amor. Por isso temos que estar presentes”, comenta ela. “Essa parada tem que acontecer todos os anos. Temos que espalhar essa energia. A energia do amor. Mesmo não fazendo parte, é importante apoiar esses movimentos”, completa a plantonista.

Com início as 14h, os participantes lotaram a Rua da Gente. O evento contou com 18 apresentações artísticas. “Reunimos aqui várias caravanas de Sombrio, Araranguá, Tubarão, Florianópolis e Chapecó. Muita gente veio prestigiar essa parada para colocar Criciúma no circuito de fato da diversidade. Dizer que Criciúma e região também respeita a diversidade”, destacou a vereadora de Criciúma, Giovana Mondardo. 

Quem veio de longe, foi a vereadora em exercício de Porto Alegre (RS), Atena Roveda. Suplente, ela foi empossada nesta segunda-feira, dia 4, na Câmara de Vereadores da capital gaúcha e é a primeira mulher trans do PDT a assumir uma cadeira no legislativo municipal no Brasil.

A vereadora de Porto Alegre (RS), Atena Roveda, marcou presen̤a na Parada de Crici̼ma РFoto: Lucas Colombo/Portal Litoral Sul

“Temos que fortalecer não só o movimento, mas a organização social. Nossa luta é para obtermos nossos direitos. Que eles estão acima de qualquer pauta particular. Tivemos muitas vidas perdidas. Por isso onde tem movimento vamos. Estamos atuando para fortalecer a luta no Sul do Brasil. No Paraná, Santa Catarina e no Rio Grande do Sul”, comenta.
Primeira vez que Parada LGBTQIA+ ocorre em sequência 

 

Essa é a 4ª Parada LGBTQIA+ realizada em Criciúma. Porém, é a primeira vez que ela ocorre em dois anos seguidos. Sendo que o evento foi retomado no ano passado quando ocorreu no Parque Prefeito Altair Guidi. Neste ano, com uma estrutura maior o evento reuniu, também, mais público.

Um dos organizadores, Rafael Amaral, (de preto) destaca importancia do evento para a economia local – Foto: Lucas Colombo/Portal Litoral Sul

“Mostra a força de uma comunidade pungante como a nossa, a comunidade LGBTQIA+. Esse ano com uma estrutura maior, temos patrocinadores desse evento. Temos a inclusão da iniciativa privada que é de toda uma comunidade. Diferencial é a quantidade de público, mais que o ano passado”, destaca um dos organizadores da Parada, Rafael Amaral. 

Segundo ele, o evento veio para ficar no calendário de Criciúma. Já que reúne todo o Sul catarinense e movimenta a economia local. “Precisamos compreender que a Parada LGBTQIA+ é um grande evento para estar no calendário de Criciúma e que ajuda a fazer a moviementação econômica e, principalmente, fomenta o comércio local. É um evento pacífico para toda a família e para todos os tipos de família”, finaliza Rafael.

 

Você também pode gostar