Notícias de Criciúma e Região

Pandemia impulsiona projeto com aulas de reforço em Içara

Atividades iniciaram nessa terça-feira, dia 4, na escola Quintino Rizzieri, no bairro Jardim Elizabete

Cerca de 250 alunos da rede Municipal de Ensino de Içara, diagnosticados com defasagem, especialmente no processo de alfabetização, recebem aulas de reforço para melhorar a qualidade de ensino. O projeto Içara Ensina Mais iniciou nessa terça-feira, dia 4, e contempla crianças do ensino fundamental l, de 1º ao 5º ano, matriculadas. As atividades são realizadas na escola Quintino Rizzieri, no bairro Jardim Elizabete e seguem até dia 28 de janeiro.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Além de muito aprendizado, os alunos foram recebidos no primeiro dia do projeto com muitas brincadeiras e novidades. As crianças ganharam picolé para se refrescarem,  brincaram na cama elástica e encontraram os colegas que não viam há tempo por causa da Pandemia.

Crianças brincaram na cama elástica no primeiro dia de atividades – Foto: Divulgação
Cerca de 250 alunos participam do projeto – Foto: Divulgação
Atividades foram desenvolvidas para crianças diagnosticados com defasagem, especialmente no processo de alfabetização – Foto: Divulgação

 

“O cardápio da merenda foi pensado de uma forma diferente. Os detalhes foram pensados com muito carinho, para que as crianças pudessem ser recebidas e, de alguma a maneira, fazer a redução que separa elas do grupo da sala de aula. A receptividade foi excelente” explica a secretária de educação de Içara, Rose Margareth Reynaud Mayr.

A iniciativa do projeto foi pensada na qualidade de ensino da criança, tendo em vista o período que estudaram em casa, devido a pandemia, alguns alunos, tiveram dificuldades devido ao período de estudo remoto.

Foto: Caroline Sartori/Portal Litoral Sul

“Às vezes a família da criança tem um celular para a família toda usar. Isso dificulta o aprendizado. Então a ideia do projeto surgiu durante o ano de 2021, fruto de um diagnóstico realizado pela rede municipal de ensino. O resultado apontou em torno de 18% dos alunos com uma defasagem significativa, principalmente na alfabetização e matemática”, relata a secretária.

A ação iniciou no período de férias com um projeto piloto, contemplando crianças do 1º ao 5º ano. Durante o ano letivo serão beneficiados também alunos do 6º ao 9º ano.Os alunos que participam do projeto também são beneficiados com transporte escolar. Os ônibus, também fornecidos pela prefeitura, passam pelos bairros e deixam as crianças na porta da escola.

Alunos que participam do projeto são beneficiados com transporte escolar – Foto: Caroline Sartori/Portal Litoral Sul

Material escolar

Os mais de seis mil alunos matriculados na rede de ensino de Içara receberão neste ano letivo, um kit de material escolar. Os materiais serão entregues aos estudantes no primeiro dia de aula, previsto para iniciar no dia 7 de fevereiro de 2022. O kit conta com 17 a 21 itens, conforme o grau de escolaridade de cada aluno. Os estudantes do ensino infantil ao 9º ano vão receber cadernos, canetas, lápis, borracha, dentre outros elementos.

“Esta ação está centrada na redução da desigualdade. Pois o material também acaba sendo isso. As famílias que tem um poder aquisitivo menor, acabam adquirindo um material talvez de menor qualidade. Isso tem um impacto na hora que o professor vai trabalhar na sala de aula. Então o kit foi pensado para que atenda e aproxime essa igualdade dentro do espaço escolar”, conta Rose.

Mais de 500 professores da rede municipal de ensino também serão contemplados com os kits. Essa é a primeira vez na história da cidade que o governo faz a entrega de material escolar.

Kits que serão entregues aos estudantes – Foto: Divulgação
Você também pode gostar