Palhaço Biriba receberá medalha Cruz e Sousa
Radicado em Morro da Fumaça, o artista vai receber a maior comenda da área cultural de Santa Catarina
Conhecido como Palhaço Biriba, Geraldo dos Passos, artista circense e de artes cênicas será homenageado com a maior comenda da área cultural de Santa Catarina: a Medalha Cruz e Souza. Radicado em Morro da Fumaça, Biriba circula o Estado com peças educacionais com foco nas crianças.
A história da Companhia de Teatro Biriba começou na década de 70 e hoje é uma das mais tradicionais companhias de circo-teatro do Brasil. Biriba foi um dos oito nomes escolhidos pelo CEC (Conselho Estadual de Cultura), após indicação da sociedade civil, mediante consulta pública realizada pela internet.
Homenageado com a comenda, Biriba vai receber a honraria no próximo dia 24 de novembro e em solenidade que acontece em Florianópolis, no dia de aniversário de Cruz e Sousa.
Também foram agraciados Ida Mara Freire, Nadja Lemos, Arnou de Melo, Drag Suzaninha, Jeferson Bitencourt, Neide Mariarrosa (in memoriam) e a Banda Amor à Arte.
A medalha Cruz e Sousa
Criada em 1994, a Medalha de Mérito Cultural “Cruz e Sousa” é conferida aos autores de obras literárias, artísticas, educacionais ou científicas relativas ao Estado de Santa Catarina e reconhecidas como de real valor, ou a quem tenha contribuído por outros meios e de modo eficaz para o enriquecimento ou a defesa do patrimônio artístico e cultural do Estado.
A escolha dos agraciados é realizada por meio de votação secreta realizada pelo Conselho Estadual de Cultura e passando por algumas outras etapas dentro da administração. Existe a possibilidade de realização de consultas públicas pela internet para posterior ratificação das indicações pelo conselho.
Cruz e Sousa
João da Cruz e Sousa (1861-1898) foi um poeta brasileiro. Com suas obras Missal (prosa) e Broquéis (poesia), publicadas em 1893, foi precursor do movimento simbolista no Brasil, do qual é o principal expoente. É patrono da Academia Catarinense de Letras, representado na cadeira nº 15.