Notícias de Criciúma e Região

Escolas de Criciúma trazem mais dois troféus do Torneio Estadual de Robótica

Alunos da rede municipal de Criciúma fazem parte das turmas de alto desempenho de robótica, da parceria entre SESI e Governo Municipal

Criciúma garantiu mais dois troféus importantes no Torneio SESI de Robótica FLL, realizado nos dias 13 e 14 de novembro, em Joinville. Nesta etapa da competição, 31 escolas, entre escolas públicas, particulares e times de garagem participaram da disputa que é promovida pela Federação das Indústrias (FIESC).

“Os estudantes do município de Criciúma tiveram a oportunidade de participar do torneio por meio das turmas de robótica em parceria entre o SESI e a Prefeitura Municipal de Criciúma. É uma competição que envolve muito mais que robôs. Ela avalia projetos de pesquisa, desafios de robô, desenvolvimentos socioemocionais, entre outros. Por isso, os estudantes precisaram fazer uma verdadeira imersão nos últimas meses, trabalharam incansavelmente: planejando, projetando, montando e avaliando novas estratégias”, explica a supervisora da Escola SESI de Criciúma, Gabrieli Borges Ugioni Felipe.

De acordo com a supervisora, das 31 escolas participantes no torneio, seis foram premiadas com troféus por se destacarem em alguma característica que o torneio entende ser fundamentalmente importante. Desses seis troféus, dois foram garantidos pela equipe de estudantes da rede de ensino municipal de Criciúma.

“A equipe Scorpions, de Criciúma, foi premiada com dois troféus: Core Values e Parceria. Para receber o troféu Core Values, a equipe precisa comprovar fundamentalmente cinco valores: descoberta – deve ter explorado habilidades e ideias novas; inovação – devem provar ter usado a criatividade e a persistência para resolver problemas; impacto – devem ter aplicado o que aprenderam para melhorar o mundo em que vivemos; inclusão – devem ter evidências que fizeram todo processo respeitando uns aos outros e aceitando as diferenças; trabalho em Equipe – provar que todo trabalho foi feito em equipe e não por apenas parte dos membros. Já o troféu parceria foi entregue a equipe que mais impactou outras equipes durante o torneio”, explica Gabrieli.

Conquistas do final de semana

No último final de semana, três equipes da Escola SESI de Criciúma já haviam se classificado para a etapa nacional do torneio.

O torneio reuniu 51 equipes, onde a Carvoeiros Robots foi a grande vencedora da modalidade FLL. A Carvoeiros Robotech, levou o terceiro lugar na modalidade FTC e a equipe Alpha, segundo na F1 in Schools. As três seguem para a etapa nacional. O técnico das equipes, professor Cléber Marinho, recebeu o prêmio de destaque. A Carvoeiros Robotech, foi premiada ainda com o prêmio de pensamento mais criativo do campeonato.

A escuderia Alpha levou ainda os destaques em Melhor Engenharia, Melhor Gestão de projetos, Carro Mais Veloz de SC, Melhor Pesquisa e Desenvolvimento, ficando em segundo lugar geral na F1 in Schools.

Você também pode gostar