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O político no ambiente digital: a exposição e o relacionamento com o público

A presença no meio digital é fundamental para o desenvolvimento de uma carreira política. É o meio virtual que, hoje, faz a diferença na hora de divulgar uma campanha, expor o candidato ao seu público, transmitir narrativas, formar uma base de simpatizantes, criar conexão com os eleitores, entre outras potencialidades.

Perfis em redes sociais aproximam o político de seu público mas, para isto, é preciso demonstrar acessibilidade. Deve estar claro que há uma pessoa ali querendo interagir e aberta ao diálogo.

A linguagem tem de ser simples, clara, inteligível. As pessoas precisam compreender o que está escrito e qual a intenção da mensagem, necessitam sentir-se impactadas, tocadas de alguma forma.

A presença precisa ser real, humanizada, com conteúdos que provoquem e instiguem a interação e a troca de informações. Assim, se estabelecerá uma ligação verdadeira.

A presença diária conecta. Inegável seu poder de atração. É esta presença que irá ajustar o tom da conversa, a proximidade, a conexão, mas ela precisa ser relevante. Estar presente sem despertar no público uma emoção verdadeira ou um grau de importância no dia a dia, não terá grande repercussão.

Todos os dias de uma vida na política são dias de campanha, mesmo que não haja a possibilidade (até mesmo legal) de pedir votos, mas é fundamental estar presente para manter vivo, na mente dos eleitores, seu posicionamento.

Fazer uma boa gestão de respostas também é essencial. Respostas genéricas são desapontadoras, elas transmitem falta de interesse. É esta a tradução de uma resposta genérica lançada: “não tenho interesse no teu comentário, então contente-se com esta resposta em disparo.”

A melhor forma de consolidar a presença digital é tornar-se uma fonte confiável de informações, transformando-se em um perfil referência de transmissão de conteúdo.

Como dito no início, é o meio virtual que faz a diferença hoje em dia. É ele que permite àquele eleitor que está longe aproximar-se. O olhar para o digital precisa ser mais criterioso.

A forma de exposição precisa ser mais marcante e o relacionamento mais estreito.

 

Aline Savi é advogada, consultora de imagem, especialista em etiqueta e pós-graduanda em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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