Notícias de Criciúma e Região

[VÍDEO] O espírito natalino na casa de dona Célia

Moradora de Forquilhinha decora toda a sala da casa há pelo menos cinco anos

Uma fonte, piscas-piscas, mangueiras com led, árvore de Natal, renas, presépio, enfim uma decoração variada, pois o espírito natalino não está esquecido para Célia Tiscoski Külkamp, 63 anos. Moradora de Forquilhinha ela decora a sala da casa dela há pelo menos cinco anos e faz questão de se preparar para viver toda a magia do Natal.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

 No espaço para onde quer que se olhe, tem decoração natalina e são vários detalhes, desde a escada, teto e paredes. E quem conhece a moradora do bairro Santa Ana, passa por lá, entra e não resiste a uma foto. “Antes eu morava em uma casa menor e fazia os presépios pequenos até porque não tinha condições de comprar, agora moro aqui há 21 anos e aí sim, dá pra enfeitar. Teve anos que até pensei em não fazer, mas quando uma pessoa chega e fica olhando, contemplando os detalhes fico muito feliz. É gratificante, sinal que tem gente que gosta disso que eu faço”, fala satisfeita.

Neste ano, os preparativos para a montagem iniciaram no dia 2 de novembro e sempre tem uma novidade. São mais luzes, mais enfeites, cortina, presépio, uma árvore enfeitada. “Trabalhei uma semana para deixar tudo pronto, minha filha ajudou, mas a maioria das coisas fiz sozinha. Tiro tudo do lugar, vira uma bagunça, trago tudo o que tenho guardado para começar a vir as ideias”, diz ela.

Célia não sabe precisar quanto gasta com a decoração, pois utiliza peças de anos anteriores, compra outras e usa muito material reciclado da natureza e retirado de lixeiras. “ Madeira que junto do lixo, tijolo, vasos, galho seco, pedras, cones, pedaços de PVC, entre outras coisas. Tudo o que dá para aproveitar eu trago para casa”, revela. A desmontagem de tudo é feita em janeiro.

Presépio foi montada na casca de um coqueiro e decora a mesa

Verdadeiro espírito natalino

Na mesa da cozinha foi montado um presépio na casca de um coqueiro que lembra bem que além de toda a magia que envolve o bom velhinho, alguém faz aniversário no dia 25 de dezembro. “É festa que se comemora o nascimento de Jesus”, fala entre sorrisos e recorda quando era criança de família humilde, para os dez irmãos em tempo de Natal o ensinamento repassado pelos pais era de Menino Jesus e não Papai Noel. “ Tudo era surpresa. A gente esperava o ano inteiro por um brinquedo somente nessa data ou até mesmo uma roupa nova. O presépio era montado escondido por nossos pais na véspera de Natal. A alegria era grande”, finaliza. 

Vídeo:

Você também preparou sua casa para o Natal? Quer nos enviar fotos? Encaminhe para o  instagran do Portal Litoral Sul ou pelo whats (48) 9 9852-0122 com seu nome completo, cidade e bairro.

 

 

Você também pode gostar