Notícias de Criciúma e Região

O adeus a um ícone

Morte do Rei Pelé repercutiu em portais internacionais e entre grandes nomes do esporte

Despedir-se de um ídolo nunca é fácil. Nesta quinta-feira, dia 29, o mundo deu adeus não a um grande nome do futebol, mas ao maior atleta do esporte. Internado no Hospital Albert Einsten, em São Paulo, o Rei Pelé faleceu aos 82 anos. Ícone máximo do futebol brasileiro, o ex-jogador do Santos e tricampeão mundial com a Seleção Brasileira marcou a vida de gerações.

A morte do Rei do Futebol repercutiu no planeta, bem como entre atletas e ex-atletas internacionais. A BBC, da Inglaterra, escreveu: “Pelé: a lenda do futebol brasileiro morre aos 82 anos“. Na matéria, o site britânico ainda afirma que o Rei é “indiscutivelmente o maior jogador de todos os tempos” e o “único jogador a vencer três vezes a Copa do Mundo”.

O jornal espanhol As trouxe a manchete: “Morre Pelé, o Rei do futebol“. Na notícia, os espanhóis recordam que o Pelé foi eleito o Atleta do Século XX por três entidades diferentes (Comitê Olímpico Internacional, o jornal francês L’Équipe e pela agência de notícias Reuters) e o Melhor Jogador de Futebol do Século XX pela FIFA. Ainda na Europa, o Vatican News, o portal de notícias do Vaticano, intitulou: “Adeus ao Rei Pelé“.

Nos vizinhos argentinos, o Diário Olé publicou: “Dor mundial: faleceu Pelé“. Os hermanos cunharam o anúncio da morte do Rei do Futebol como “a notícia que chocou o mundo em meio às festividades natalinas”. É claro que a rivalidade Brasil x Argentina não ficaria de fora. Em um parágrafo, eles afirmam: “ninguém pode duvidar que Pelé foi um dos maiores jogadores de futebol da história, para muitos o melhor acima de Diego Maradona e Lionel Messi”.

Nos Estados Unidos, o The New York Times noticiou: “Pelé, a cara global do futebol, morre aos 82 anos“. Os norte-americanos ainda lembram que o Rei foi declarado um tesouro nacional no Brasil e “ajudou a popularizar o esporte nos Estados Unidos”. Ainda sobre Pelé, eles afirmam que ele é “um herói nacional e amado em todo mundo, entre os pobres, os ricos e todos os o viram jogar”.

Ídolos do esporte dão adeus a Pelé

Além da repercussão na imprensa internacional, a morte do Rei Pelé também foi lembrada por grandes nomes do esporte, bem como entidades esportivas. Primeiro, a conta oficial do Rei no Twitter escreveu que “a inspiração e o amor marcaram a jornada” dele.

Craques da Seleção Brasileira e dos 1990/2000, Romário e Ronaldo também lamentaram o falecimento de Pelé. O Baixinho disse que o “Brasil dá adeus a um de seus filhos mais ilustres” e que “Edson Arantes do Nascimento fez o mundo se curvar diante do seu talento, levando o futebol brasileiro ao altar dos deuses”. O camisa 9 do Penta adjetivou: “Único. Genial. Técnico. Criativo. Perfeito. Inigualável”. “Seu legado transcende gerações”, completou.

Os ídolos do futebol da atualidade, Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar e Mbappé, foram outros jogadores que se pronunciaram sobre a notícia que chocou o mundo nesta quinta. O gênio argentino, sucinto, pediu “Descanse em paz, Pelé”. A fera portuguesa afirmou que “um mero adeus ao eterno Rei Pelé nunca será suficiente”. O craque brasileiro disse que “antes de Pelé, o futebol era apenas um esporte” e que ele “transformou o futebol em arte”. O jovem francês pontuou que “o Rei do futebol nos deixou, mas seu legado jamais será esquecido”.

O Santos, clube pelo qual Pelé jogou a maior parte de sua carreira e levou o nome ao planeta inteiro, já prepara uma série de homenagens ao Rei, que será velado na Vila Belmiro. No Twitter, uma postagem simbólica, com a palavra “Eterno”. O Criciúma também foi um dos vários clubes que se manifestou após a morte de Pelé. Além de lamentar o fato, o Tigre anunciou que, em luto, deixará o bandeirão do Estádio Heriberto Hülse a meio mastro por trÊs dias.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a FIFA também se pronunciaram sobre a morte de Pelé. A entidade brasileira o exaltou, com um “REI PELÉ” e sua coroa. Já o órgão máximo do futebol também pediu: “Descanse em paz, Pelé”.

Você também pode gostar