Notícias de Criciúma e Região

Nuances: exposição reúne pesquisa dos acadêmicos concluintes do curso de Artes Visuais

Sala Edi Balod recebe as obras até o dia 8 de dezembro com visitação gratuita

Diferentes expressões artísticas e profundas temáticas fazem parte do contexto da exposição Nuances, aberta ao público na Sala Edi Balod, na Unesc, nessa segunda-feira (20/11). A exposição faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de nove concluintes da graduação em Artes Visuais da Universidade. Eles pesquisaram, idealizaram e transformaram conhecimentos, paixões, sentimentos, teorias e técnicas em obras de arte que contam histórias.

O projeto faz parte da disciplina de TCC comandada pelo professor e diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus. Ao lado dos professores Aurélia Honorato, Daniele Zacarão e Alan Figueiredo Cichela, curadores da exposição, Marcelo comandou os trabalhos resultantes das pesquisas. Lara Pacheco, uma das artistas a expor o trabalho na Sala Edi Balod, fez uma performance que abriu as apresentações dos projetos. Utilizando a técnica de arte urbana chamada lambe-lambe, além de poesias e música, ela completou a obra exposta com cartazes nos quais representava homenagens, reflexões e protestos.

Para ela, participar de uma exposição com o trabalho que é fruto do TCC, é uma grande oportunidade oferecida pela Universidade. “Além de podermos mostrar esse resultado, participar de uma exposição como essa acrescenta em nosso currículo e pode abrir novas portas não só para mim, mas para outras pessoas que se identificam com o meu trabalho”, pontua a acadêmica que destaca a contestação da opressão contra a mulher como foco principal da abordagem.

O resultado dos trabalhos expostos, para a professora Daniele Zacarão, demonstra o sucesso de um processo de desenvolvimento que se constrói ao longo de todo o curso. “Eles chegaram nessa fase final com uma poética pessoal muito mais consistente. Percebo que todos têm um apreço muito grande pelos temas e se identificaram muito com cada um, algo que certamente contribui para um resultado tão cheio de significado”, pontuou.

A maturidade das criações, conforme a professora Aurélia Honorato, é resultado de referências artísticas e teóricas estudadas pelos concluintes. “Da pra ver que eles estão se sentindo muito seguros com seus trabalhos e estão prontos a ir para o mundo”, acrescentou, orgulhosa. A exposição Nuances se caracteriza como coletiva, pública e gratuita e integra as Diretrizes Nacionais Curriculares para os cursos de graduação em Artes Visuais Bacharelado. A visitação das obras segue de segunda a sexta-feira das 9h às 21h, no Bloco Administrativo da Universidade.

Artistas participantes:

Ana Maria Ghellere

Anmarie da Silva Rocha

Bianca Zacarias Nogueira Felisberto

Elisa Gonçalves

Gabriel Augusto da Rosa

Heitor Machado Ribeiro

Lara Marcelino

Lara Pacheco

Rafaela Barcelos

 

Curadoria:

Profª Dra. Aurélia Regina de Souza Honorato

Prof. Me. Alan Figueiredo Cichela

Profª Ma. Daniele Cristina Zacarão Pereira

Prof. Dr. Marcelo Feldhaus

Você também pode gostar