Notícias de Criciúma e Região

Novembro Azul: sábado terá atividades e carreata na Rua da Gente

Atividades de promoção e prevenção à saúde do homem,  para lembrar o Novembro Azul, serão realizadas no próximo sábado, 30, pela Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma. Das 8h ao meio dia, equipes da saúde estarão na Rua da Gente, ao lado do Parque das Nações Cincinato Naspolini.  No local serão feitas orientações sobre exame de câncer de próstata e de onde sairá a carreata a partir das 10h em direção ao bairro Pinheirinho.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Segundo dados registrados pelo Vigilantos-Módulo Câncer, da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC), o município de Criciúma registrou em 2019 1.096 novos casos de câncer no sexo masculino, destes, 120 são de câncer de próstata.

De acordo com o secretário de Saúde, Acélio Casagrande, é preciso conscientizar a população masculina de que o diagnóstico precoce aumenta as chances de um tratamento eficaz. “A adoção de hábitos saudáveis, a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são fundamentais para diminuir os riscos à saúde. Também é preciso fazer exames com frequência para ter controle sobre a saúde”, enfatiza.

A maior incidência está na faixa etária de 40 a 50 anos, caso possua sintomas frequentes como dificuldade para urinar, jato urinário fraco ou sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, é necessário procurar o médico imediatamente. “Os exames de toque retal e antígeno prostático específico são de extrema importância para a prevenção e por isso é preciso trabalhar para acabar com o preconceito dos homens em realizar os exames”, diz o coordenador da Atenção Básica, Leandro Maffei.

Outras atividades

No sábado, também serão realizadas ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 13h às 17h. Entre as atividades estão vacinação contra o sarampo, avaliação oral e orientações médicas para prevenção ao câncer de boca, câncer de próstata, HPV masculino e também serão repassadas informações sobre vacinação do HPV em meninos de 11 a 14 anos.

Você também pode gostar