Notícias de Criciúma e Região

Nova Vara Criminal de Içara iniciará trabalhos com 7,5 mil processos

Inauguração da terceira vara da comarca içarense aconteceu nesta terça

Içara conta com quase 30 mil processos judiciais em andamento. Porém, a Comarca da cidade, que abrange o município de Balneário Rincão, possuía, até esta terça-feira, dia 13, apenas duas Varas, ambas Cíveis. Abrangendo mais de 71 mil habitantes, ficou evidente a altíssima demanda, sendo considerada a mais alta entre as comarcas que possuem duas varas. Nos últimos 12 meses, entraram 8.650 novos processos, ou seja, 720 por mês.

Por esses motivos, a inauguração da nova Vara Criminal, a terceira da Comarca, que aconteceu nesta terça, foi tão comemorada pelo quórum jurídico local. A nova circunscrição judicial foi criada há dez anos e somente agora foi concretizada. Na cerimônia, que aconteceu no Fórum içarense e contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador João Henrique Blasi, da corregedora-geral Denise Volpato, e outros membros da Justiça, foi ressaltada a importância deste novo local.

“Era uma antiga reivindicação, que foi estudada com muito carinho pelo Tribunal de Justiça, em função da demanda da comunidade e sobretudo de critérios técnicos, o processo foi ultimado e tivemos a satisfação de promover a instalação dessa vara criminal. Ela vai servir para a prestação jurisdicional ocorra com maior rapidez, para que possamos entregar o direito a quem tem no menor prazo possível”, comentou o desembargador Blasi.

Foto: Victor Jhonatan/Portal Litoral Sul

O magistrado que será o responsável interinamente pela nova circunscrição, juiz Fernando Dal Bó, relatou, em seu discurso, como a alta demanda prejudica o trabalho judicial. “Essa sobrecarga de trabalho dificulta manter a produtividade em níveis tais que possibilitem a redução do acervo e a sustentabilidade da Comarca, bem como,
consequentemente, a maior rapidez nos julgamentos”, explicou.

Segundo o presidente do TJSC, no dia 21 de setembro, em sessão do órgão, haverá a escolha do(a) magistrado(a) responsável pela Vara. “Por enquanto, o doutor Fernando Dal Bó responderá por ela, mas quero crer que, dentro de 30 dias no máximo, já estará funcionando a pleno vapor toda a capacidade funcional e com um magistrado ou magistrada conduzindo seus destinos”, afirmou o desembargador João Henrique Blasi.

Falando em capacidade funcional, a circunscrição vai iniciar sua trajetória com cerca de 7,5 mil processos. Mesmo com essa demanda, o juiz Dal Bó garantiu que a estrutura vai colaborar com a labuta jurídica. “Certamente, a ampliação da estrutura desta Comarca, com a nova unidade ora instalada, torna mais factível o alcance de metas de trabalho, com vistas à almejada celeridade processual”, disse.

Foto: Victor Jhonatan/Portal Litoral Sul

Ainda na cerimônia inaugural, o desembargador Blasi ainda foi presenteado pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasill (OAB) da subseção de Criciúma, Alisson Matos, com um brinde e uma camisa oficial do Criciúma. O presente divertiu o presidente do TJSC, que não segurou o sorriso.

Foto: Victor Jhonatan/Portal Litoral Sul

Confira a entrevista do presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador João Henrique Blasi.

Você também pode gostar