O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva, realizou uma visita técnica ao Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, na manhã desta sexta-feira (07). A agenda serviu para vistoriar as melhorias implementadas pelo Instituto Maria Schmitt (IMAS), que assumiu recentemente a gestão da unidade, antes administrada pela Rede Santa Catarina.
Com mais de 300 leitos e abrangência regional, o hospital apresentou ao secretário projetos para a expansão de serviços. Diogo Demarchi Silva, acompanhado pelo prefeito Estêner Soratto Junior e equipes de saúde, destacou a intenção do Estado em manter parcerias para ampliar o atendimento à população.
Um dos avanços anunciados é a disponibilização de novos leitos já a partir da próxima semana. Além disso, houve um crescimento expressivo na produtividade cirúrgica: o volume saltou de cerca de 650 procedimentos mensais para mais de mil após a troca de gestão. Para o prefeito Soratto, essa aceleração é fundamental para a qualidade e urgência que a saúde exige.
Outro destaque da visita foi a apresentação do robô que realizará cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS), iniciativa habilitada pelo Estado com autorização do governador Jorginho Mello. A tecnologia deve proporcionar uma recuperação mais célere aos pacientes da rede pública.
A secretária municipal de Saúde, Carina de Bona Portão, também acompanhou a comitiva e pontuou melhorias na estrutura física e no acolhimento. Vale ressaltar que o IMAS também ficará responsável pela UPA de Tubarão, que está em fase final de obras e instalação de equipamentos.