O endividamento das famílias em Santa Catarina registrou uma marca histórica recente em junho de 2026. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Fecomércio SC, o índice chegou a 76,3%, o patamar mais alto dos últimos dois anos. Mesmo com o crescimento, o estado mantém números mais favoráveis que a média brasileira, que é de 81,3%.
Curiosamente, o aumento no número de endividados ocorre simultaneamente à melhora nos índices de inadimplência. O total de famílias com contas atrasadas caiu para 25,4%, uma redução de 2 pontos percentuais frente a maio. Além disso, o grupo que declara não ter condições de quitar seus débitos recuou de 10,3% para 9,9%.
O presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, observa que o cenário demanda atenção devido aos juros elevados e às incertezas do período eleitoral. "A queda da inadimplência é uma boa notícia, mas precisa ser acompanhada com atenção nos próximos meses para confirmar uma tendência mais consistente", pontuou.
O cartão de crédito aparece como a principal fonte de dívida para 76,3% dos catarinenses, seguido por carnês e crédito pessoal. No comparativo de um ano, o endividamento no estado subiu 6,1 pontos percentuais.