Notícias de Criciúma e Região

Neve em novembro? Fenômeno inédito pode acontecer em SC; entenda

A Epagri/Ciram emitiu uma nota meteorológica nesta semana indicando que na próxima segunda-feira, dia 31, uma massa de ar polar deve chegar em SC e trazer neve

Pode nevar em novembro? A informação pode parecer improvável, tendo em vista que seria um fenômeno inédito. Porém a Epagri/Ciram emitiu uma nota meteorológica nesta segunda-feira, dia 24, que coloca essa possibilidade. Já que uma massa de ar polar deve chegar em Santa Catarina na próxima segunda-feira, dia 31.

De acordo com a nota da Epagri/Ciram, já na segunda as temperaturas devem cair drasticamente. Entre segunda e terça-feira, dia 1º, existe a possibilidade de chuva congelada e neve no Planalto Sul. “Frio e neve em pleno mês de novembro??? Essa é uma condição atípica e não há registro histórico de neve na região Serrana nessa época. Como a previsibilidade dos modelos de previsão do tempo são menores para um período tão prolongado, diminuindo sua confiabilidade”, informa a nota meteorológica.

Apesar da previsão de neve, a recomendação é acompanhar o desenvolvimento dessa previsão diariamente. Aqui no Portal Litoral Sul você pode acompanhar todos os dias a previsão do tempo. A onde de frio deve durar ao menos até  quinta-feira, dia 3, da próxima semana. As temperaturas devem ficar próximas de 0ºC ou negativas com chance de geada no Extremo Oeste ao Planalto.

Em quase 40 anos de dados coletados, segundo a Epagri/Ciram, a menor temperatura registrada em novembro foi em 1992 com -1,5ºC. Considerando toda a série histórica, desde 1983, são 18 dias com registro de temperaturas abaixo de 3°C no município em novembro.

Chuva e frente fria no dia da eleição

A nota meteorológica da Epagri/Ciram traz ainda a possibilidade de chuva com temporais localizados e possibilidade de queda de granizo no domingo, dia 30, dia das eleições e na segunda-feira, dia 31. Isso porquê uma frente fria associada a um Ciclone Extratropical na costa Sul do Brasil deve chegar em SC.

Leia Mais
Tempo se mantém instável e frente fria se aproxima; veja a previsão

 

Você também pode gostar