Notícias de Criciúma e Região

Museu da Fumacense Alimentos vira sala de aula por um dia

Estudantes do Bairro da Juventude visitam indústria com base no projeto A União Faz a Vida, para entender processo de desenvolvimento e impactos gerados na sociedade

Para descobrir a importância que a indústria desempenha no desenvolvimento da sociedade, o Museu da Fumacense Alimentos, localizado na sede da indústria em Morro da Fumaça, abriu as portas para a turma do quarto ano do Bairro da Juventude. A iniciativa integra o projeto ‘A União Faz a Vida’, que tem por objetivo entender o papel da cidadania e da cooperação entre todos. Deste modo, os pequenos puderam aprender um pouco mais sobre a história da empresa e dos processos que envolvem a produção do arroz.

E para melhor apresentar a cadeia produtiva da indústria, os alunos aprenderam de forma participativa por meio da maquete automatizada. Neste estudo, que explora a autonomia das crianças no processo de aprendizagem, os estudantes tiraram dúvidas sobre a pergunta feita em sala de aula: como se desenvolve uma indústria e quais os resultados que ela apresenta para uma comunidade?

Segundo a analista de marketing da Fumacense Alimentos, Jhéssica Marcello Medeiros, o passeio começou com muitas perguntas e olhares curiosos. “Explicamos todo o processo que o grão passa, desde as plantações dos produtores até dentro da indústria, para que chegue empacotado na mesa de diversas famílias. Me sinto muito realizada em termos a oportunidade de passar esse conhecimento e, também, as portas da empresa para a comunidade de um jeito lúdico e educativo”, destaca.

Os pequenos não só descobriram como funciona a cadeia produtiva do cereal, como também degustaram as bebidas da RisoVita, nos sabores banana e maçã, chocolate e morango. Por ser voltada a saudabilidade, além de conhecerem um pouco mais da imensidão de produtos que podem ser feitos a partir do arroz, as crianças também aprenderam sobre a importância dos cuidados na alimentação. “Receber pessoas no nosso Museu é uma grande honra e estamos sempre de portas abertas para a comunidade, principalmente em iniciativas que visam difundir o conhecimento”, ressalta o diretor de Operações da Fumacense Alimentos, Jean Alexander Marquardt.

E para finalizar a jornada do saber, os estudantes passaram por um teste quiz com perguntas do conteúdo apresentado, que foi respondido com muita animação. Para a orientadora pedagógica do Bairro da Juventude, Luciane Ricardo, os alunos foram em busca de informações e conhecimento. “Para terem a resposta, a turma fez esta expedição ao Museu da Fumacense Alimentos. E essa visita proporcionou o encontro da escola com a sociedade, fortalecendo a nossa função social. Ou seja, queremos aproximar seus currículos das práticas sociais”, destaca. 

Sobre a Fumacense Alimentos

Referência nacional na produção de arroz e produtos feitos à base desse cereal, a Fumacense Alimentos possui as marcas Kiarroz, RisoVita e Kifeijão, além da Campeiro, Vilarroz e da linha Boby, a última voltada para alimentação de animais. Fundada em 1970, sua matriz está localizada em Morro da Fumaça, no Sul de Santa Catarina. A empresa possui, ainda, outras duas plantas produtivas, uma em Alegrete/RS e outra em Pombos/PE.

Juntamente com a JS Empreendimentos, o Criciúma Shopping, a Mark At Place e a Cervejaria Santa Catarina, a Fumacense Alimentos – com as marcas Kiarroz e RisoVita – faz parte do Grupo EZOS, um grupo econômico lançado em 2020 com um sistema de gestão inovador, por conta da criação do primeiro Centro de Serviços Compartilhados do Sul catarinense.

Você também pode gostar