Notícias de Criciúma e Região

Municípios se preparam para o desfile cívico de 7 de Setembro

Acompanhe como os municípios estão se organizando

Após dois anos sem comemorar a independência do Brasil, Siderópolis terá desfile cívico nesta quarta-feira, dia 7 de setembro. Serão 15 escolas do município, estado e particular, além de mais de 30 grupos, entidades e órgãos, participando este ano. A cerimônia oficial iniciará às 8h30, e na sequência, o desfile. Além disso, quem tiver interesse em participar do desfile, basta entrar em contato com a Secretaria de Educação Cultura e Esporte, pelo telefone: (48) 9 9659-6020 (Letícia).

“Nas últimas semanas, em vários cantos do nosso Município, foi possível ouvir as fanfarras se preparando para essa data. Eles ensaiam muito para esta data, e tanto para aqueles que desfilam, quanto para aqueles que vão prestigiar, é o momento de mostrar o patriotismo que temos pelo nosso país”, afirmou o prefeito Franqui Salvaro.

1º Encontro das Fanfarras

Amanhã, 5, haverá o 1º Encontro das Fanfarras, com início às 9 horas. Cada fanfarra sairá de um determinado ponto da cidade. O encontro será em frente ao palco montado para o desfile cívico, no centro da cidade.

“Esse encontro tem como objetivo valorizar as fanfarras do nosso Município, e além disso, é uma forma de chamar as pessoas para o desfile do 7 de setembro. Este encontro marcará a abertura da Semana da Pátria”, disse o secretário de Educação, Cultura e Esporte, Méricles Rossa. Participaram deste momento as fanfarras Jorge Bif, Dr. Tullo Cavalazzi, Dom Orione e Aurora Péterle.

Homenagem ao bicentenário do Brasil

Em 2022, o Brasil celebrará o bicentenário de sua independência. Como forma de homenagem, o Governo de Siderópolis, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, preparou um vídeo exaltando alguns pontos do Município, com a participação das escolas municipais e da Escola de Música Sal da Terra. Confira no link: https://youtu.be/WTzZL-Tt53M ou nas redes sociais do Governo Municipal.

Alunos dos Centros de Educação Infantil (CEIs) desfilarão ao lado dos pais – Foto: Divulgação

Morro da Fumaça

Tradição nacional, o Desfile Cívico em alusão ao Dia da Independência voltará ao calendário de Morro da Fumaça neste ano. A iniciativa será realizada no feriado de 7 de setembro, a partir das 9h, na Rua XV de Novembro. Caso as condições do tempo sejam desfavoráveis, o Desfile Cívico será transferido para o domingo seguinte, 11, no mesmo horário.

Nesta segunda-feira, 5, acontecerá, de maneira oficial, a abertura da Semana da Pátria, no Paço Municipal, que já está todo decorado a caráter para a data. Os alunos da rede de ensino de Morro da Fumaça se reunirão para prestarem homenagens à Pátria, com a participação da Banda Marcial do 28º GAC.

“Em 2022, celebramos os 200 anos da independência do nosso país. É um momento importante para reafirmarmos o nosso sentimento de patriotismo. Lutar por um Brasil melhor é um dever de todos nós”, ressalta o prefeito Noi Coral.

De acordo com Greicy Salvador Zaccaron, Secretária do Sistema de Educação de Morro da Fumaça, os atos não serão realizados em grandes proporções, para evitar o aglomero de pessoas. “Sabemos que a pandemia ainda não terminou. Queremos fazer algo com segurança, mas sem perder a beleza do patriotismo”, destaca.

Todas as escolas públicas e privadas foram convidadas a participar da ação. “Cada escola será responsável por organizar, em média, três pelotões, com a apresentação de um tema relevante para a unidade. Os alunos dos Centros de Educação Infantil (CEIs) desfilarão ao lado dos pais. O desfile começará em frente à Escola Princesa Isabel, finalizando o percurso no Paço Municipal”, explica.

Forquilhinha

O tradicional Desfile Cívico do 7 de setembro vai contar com a participação de mais de 2,3 mil pessoas em Forquilhinha. Desfilam 23 escolas, 15 entidades e oito fanfarras das escolas municipais José Aléssio, Gabriel Serafim, Waldemar Casagrande, Egídio de Bona, Prof. Jakob Arns e Francisco Hoepers e do Colégio Sagrada Família e da EEB Natalio Vassoler, em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil. O desfile acontece na quarta-feira, dia 7 de setembro, a partir das 9 horas na Avenida 25 de Julho.

“A expectativa é muito grande para o desfile, por ser o primeiro 7 de setembro após dois anos de pandemia e o ano bicentenário comemorativo da independência do Brasil. Serão apresentados projetos desenvolvidos pelas escolas e entidades, tornando este momento um espetáculo. Convidamos a todos para participarem e prestigiarem este ato”, afirma o secretário de Educação, Félix Hobold.

Neste ano, a celebração em Forquilhinha tem como tema: “O Bicentenário da Independência”. “O momento cívico serve para celebrar e cada escola irá trazer o tema específico conforme os seus projetos”, reforça a gerente de Educação, Mariléia Preis.

Balneário Rincão

O tradicional desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência, acontecerá nesta quarta-feira, dia 7, às 14h, na Avenida Leoberto Leal. O tema escolhido para o evento será: “Conhecendo nossa história, redescobrindo nosso Rincão”.

“Este ano, juntamente com nossa equipe, escolhemos este tema para mostrar a evolução que nossa cidade está tendo, além de mostrar a importância de nossos alunos conhecerem o passado de nossa cidade e o presente, que eles fazem parte”, enfatiza a secretária de Educação e Assistência Social, Jucilene Fernandes.

O público que comparecer ao desfile presenciará apresentações sobre o crescimento da cidade, através das escolas municipais e estaduais. Além das apresentações do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Escoteiros, Fanfarras da Escola Arroio Rincão, Cedup e a Banda Municipal de Cocal do Sul, além das entidades organizadas da cidade. A Associação Coral de Balneário Rincão cantará o Hino Nacional.

Treviso 

A Prefeitura de Treviso vai promover no dia 7 de Setembro um ato cívico para celebrar o bicentenário da Independência do Brasil. Uma alvorada será realizada a partir das 6h. O ato cívico terá início às 9h, na Rua Coberta.

A ação terá hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional e da Independência. Em seguida, haverá apresentações da fanfarra da Escola de Educação Básica Udo Deeke e da oficina de dança do Centro de Referência da Assistência Social (Cras).

Urussanga

Em Urussanga a comemoração do bicentenário da independência, traz como tema: “Brasil, 200 anos de Independência – o que temos ainda para conquistar?”. Segundo a secretária de educação, Janea Possamai, a temática é relevante, pois levará para as salas de aula e instituições, a reflexão sobre os avanços vividos e o que ainda precisa ser alcançado. “Já vemos surgindo temas como o amor, paz, respeito pelas pessoas, luta contra o racismo, cuidado com o meio ambiente, com a pessoa idosa, bem como homenagens. O trabalho será realizado em cima dessas questões que ainda temos que batalhar e lutar para alcançarmos”, afirma.

A Semana da Pátria se encerra na quarta-feira, 7 de setembro, com o tradicional desfile cívico. O início se dará às 8h30, onde escolas, entidades e instituições percorrerão a Praça Anita Garibaldi em homenagem à data.

Nova Veneza

O município contará com 32 pelotões de escolas e entidades, além de quatro bandas formadas por alunos da rede municipal de ensino. Nova Veneza receberá a visita de um pelotão de soldados do 28º GAC, que participarão das comemorações. A atividade terá início às 8h30.

A concentração dos blocos será em frente a Escola de Educação Básica Abílio Borges, localizada na rua Alfredo Pessi. Assim que iniciar o desfile, os participantes irão percorrer em torno de 500 metros pela rua dos Imigrantes, finalizando o desfile nas proximidades da Praça Humberto Bortoluzzi.

Içara

Içara realiza nesta quarta-feira, dia 7, seu desfile cívico com expectativa de receber até 3 mil pessoas, entre entidades, escolas, forças de segurança e a comunidade que acompanhará o ato. A concentração tem início na esquina da rua 7 de Setembro até a frente a prefeitura municipal, iniciando às 9h em desfile pela tua Altamiro Guimarães até a Praça da Matriz São Donato. A comissão de frente do desfile contará com a apresentação da banda marcial do 28° Grupo de Artilharia de Campanha Severiano Martins da Fonseca (GAC), em seguida a participação do pelotão de artilharia, na sequência a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Departamento de Trânsito municipal.

Depois das forças de segurança é a vez das entidades como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Içara (Apae) e Associação Beneficente de Apoio ao Autista (ABAA). Os Centros de Educação Infantil, escolas municipais, estaduais e particulares marcham contando a história dos 200 anos de independência em uma sequência lógica por décadas. Já as secretarias da prefeitura municipal também trarão os seus projetos para o desfile. O ato fecha com uma cavalgada do CTG Querencia Praiana.

Você também pode gostar